Xbox Series S e Series X são excelentes máquinas para emulação!

Quando mais liberdade um sistema operativo nos der melhor é! Esse é o caso do Android, especialmente no que diz respeito a emulação. Dito isto, podemos correr com facilidade jogos retro e títulos desenvolvidos para consolas. No entanto, isto é um pouco diferente nas consolas da atualidade. É que muito poucas permitem oficialmente o sideload de aplicações homebrew, como emuladores mas suas plataformas. Acontece que agora pode transformar facilmente a Xbox Series S e a Xbox Series X numa consola de jogos retro graças à emulação do RetroArch através do modo de programador.

Xbox Series S e Series X são excelentes máquinas para emulação!

A Microsoft não permite emuladores de jogos na sua Loja. No entanto, oferece um método oficial para ativar o “Modo de Progamador” nas consolas Xbox da geração atual, incluindo a Xbox Series S e a Series X. E para aqueles que não estão familiarizados com o RetroArch, é um frontend que utiliza a plataforma libretro que pode usar diferentes “núcleos” para emular vários consolas. São exemplo disso, a Nintendo Wii, GameCube, Dreamcast, PlayStation Portable e muitos mais.

Xbox Series S emulação

Os programadores do RetroArch, Libretro, suportam oficialmente a Xbox One original, o que torna muito fácil correr os emuladores – sem necessidade de desbloqueio. E agora, um vídeo recente partilhado no YouTube confirma que RetroArch também pode ser transferido para a Xbox Series S!

O vídeo pode ser visto abaixo:

Como é possível vermos a Xbox One S disponibiliza um desempenho de emulação fantástico em títulos clássicos como The Legend of Zelda: The Wind Waker (GameCube), o God of War original (PlayStation 1), Super Mario Galaxy (Wii) e muitos outros. Esta é sem dúvida a melhor forma de relembrarmos grandes momentos!

Entretanto temos sempre de olhar para as advertências habituais para a utilização de emuladores. Por exemplo, necessita de pagar pelo menos 19 Euros por uma conta de programador da Microsoft. Lembro que no modo de programador, pode desenvolver software para a console e instalar, mas não a pode usar para os jogos de retalho. Pode sair deste modo a qualquer altura. No entanto, terá de fazer um restauro de fábrica.

Seja como for é uma excelente novidade. É que nenhuma das outras consolas tem isto. Pelo menos para já.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também