(Análise) Corsair K60 RGB Pro: Boa opção para apostar num teclado

(Análise) Corsair K60 RGB Pro: Quando queremos um bom teclado mecânico com funcionalidades ‘extra’ para dar e vender, temos obrigatoriamente de olhar para a Corsair. Afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante de componentes e periféricos, que tem de tudo um pouco, e claro, onde a qualidade não falta, se tiver algum dinheiro para dar.

Dito isto, hoje vamos olhar para o seu novo teclado mecânico de gama média, o K60 RGB Pro. Um teclado que não é assim tão barato quanto isso, visto que é um menino para custar 129,99€. Mas que ainda assim, conta com toda a qualidade da marca, bem como os novos Switches Cherry Viola.

Valerá a pena? Vamos tentar perceber!



(Análise) Corsair K60 RGB Pro: Boa opção para apostar num teclado mecânico

k60 RGB

Especificações Técnicas:

  • Construção em alumínio preto adonisado
  • Iluminação RGB LED independente por tecla
  • 16.8 milhões de cores
  • Low-profile ABS key caps
  • USB 3.0 Type-A
  • Cabo 1.82m ‘tangle-free’
  • CHERRY Viola Switches
  • 45G Força de Atuação
  • 2mm distância de atuação
  • 4mm distância total
  • 1,000Hz polling rate
  • 100% Anti-ghosting
  • Full N-key rollover
  • Perfis On-board
  • Dimensões: 441 x 137 x 35 mm
  • Peso: 0.88Kg

Introdução

Com tanta oferta de qualidade no mercado, as grandes fabricante estão a tentar baixar o preço de entrar no mundo dos teclados mecânicos. É por isso que temos alguns teclados ‘mecha-membrane’ como os da Razer, que basicamente tentam juntar as vantagens de dois mundos bem diferentes, a um preço mais baixo.

Mas a Corsair decidiu ir por um caminho diferente, ao implementar switches realmente mecânicos com o nome de ‘Viola‘ da Cherry. Claro que estes Switches não são comparáveis aos clássicos Cherry MX, ainda assim, podem servir como uma excelente porta de entrada para este mundo ‘mecânico’.

Design Corsair e Switches Cherry Viola – Viola? O que é isto?

k60 RGB

O Corsair K60 RGB Pro traz muito daquilo que um consumidor quer num teclado de gama alta.

Isto ao mesmo tempo que é um produto pequeno e compacto, com acabamentos em alumínio escovado, o que mete logo este teclado num nível diferente em relação a muitos dos rivais. Curiosamente, a nível de design, podemos dizer que temos aqui uma versão mais barata e pequena do K100 RGB, o que é algo muito positivo de se dizer.

Mas o que é mais interessante neste teclado é mesmo o uso de switches Cherry Viola com uma nova característica para os dedos dos utilizadores, o design ‘Cross-Linear’.

k60 RGB

Em boa verdade, estes switches mecânicos são muito parecidos aos Cherry MX Red, com uma atuação de 2mm e distância total de 4mm. E claro, tais como os MX Red, não temos feedback tátil nem qualquer som ‘clicky’, contudo, precisa de mais algum tempo para registar a pressão.

Em suma, a ideia é ser um switch rápido e confortável para grandes sessões de jogo, ou para quando quiser escrever sem irritar quem está à sua volta. Isto ao mesmo tempo que torna o mundo dos teclados mecânicos mais apelativo.

Performance

k60 RGB

Esquecendo um pouco as especificações e teoria, vamos falar um pouco da prática. Como alguém que durante o dia escreve que nem um louco, e à noite joga como um noob convencido, posso dizer que este teclado oferece um bom equilíbrio entre pressões rápidas das teclas, bem como um bom conforto graças à distância de atuação de cada uma delas.

RGB e iCUE

k60 RGB

Já disse em várias reviews que não sou muito fã dos muitos softwares de controlo de iluminação que temos no mercado. Mas também já disse várias vezes que se é para usar um, que seja o iCUE da Corsair. Afinal, estamos a falar de um dos programas mais avançados e mais apetrechados do seu género, sendo claro está, um excelente suporte para este teclado. Verdade seja dita, em qualquer gama, em qualquer preço, nem sempre é fácil ter uma boa experiência no software, mas aqui é exatamente isso que vai receber.

Conclusão

Em suma, o novo K60 RGB Pro oferece uma experiência mecânica real, com todos os extras que a Corsair gosta de implementar nos seus periféricos, especialmente no campo dos acabamentos e também da qualidade das teclas propriamente ditas.

Entretanto, este K60 RGB Pro é sem grandes dúvidas um grande rival ao HyperX Alloy (considerado por muitos como o melhor teclado de gama média), e também o Razer Ornata V2, que é o grande esforço da Razer para este mesmo mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

k60 RGB

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também