XBOX One prepara-se para ser a rainha da emulação


Por em

Nos últimos anos temos vindo a assistir a um regresso do retro. De facto, quase que arrisco a dizer que o retro nunca esteve tão na moda. Este regresso ao passado tem estado presente em várias áreas. Existe muita procura pelos velhinhos Spectrum, Amiga e muitos outros equipamentos que fizeram as delícias de muitos utilizadores.

Emulação na XBOX One? O RetroArch já está a caminho!

Quem não consegue deitar a mão a estes equipamentos, por uma questão de preço ou por não serem fáceis de arranjar, recorre normalmente aos emuladores. Neste campo, o RetroArch tem sido rei e senhor. Agora eis que os programadores deste emulador vão trazê-lo para a Xbox One.

Infelizmente ainda não se conhece as datas. A equipa Libretro responsável pelo RetroArch só revelou no Twitter que será no ínicio de 2019. Uma questão importante é que será necessário o Modo de Programador. É que as políticas atuais da Microsoft impedem que os emuladores estejam disponíveis na loja da Microsoft. Até compreendemos esta decisão, mas sem dúvida que é uma pena.

Os emuladores já tinham desaparecido da loja da Microsoft

De facto, antes da Microsoft ter atualizado as suas políticas, a loja tinha alguns emuladores disponíveis. O NESbox Universal Emulator, por exemplo, suportava diversas consolas nomeadamente NES, SNES, Gameboy e Sega Genesis. Este emulador ainda está disponível através do modo de programador.

emulação

Neste momento muitos utilizadores têm apostado no RetroArch no Raspberry Pi e até têm utilizado a SNES Classic que corre jogos PS1 melhor do que a própria PlayStation Classic. Adicionar este suporte à Xbox One, é dar uma boa notícia para quem utiliza esta consola como sistema de jogos principal. No caso da emulação e segundo a equipa de desenvolvimento do RetroArch, o PC é sempre uma das melhoras apostas para emular jogos 3D dado a força motriz.

Se quiser então instalar e utilizar um emulador na Xbox One, há alguns aspetos que deve ter em conta.

Ademais, vai necessitar de uma conta de programador que custa dinheiro. Não é nenhuma fortuna, mas é dinheiro. Em Euros são cerca de 20. Para além disso, terá de fazer um reset de fábrica à sua consola.

Veja abaixo um vídeo deste emulador a correr na consola da Microsoft:

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Apple iPhone XS Max explodiu no bolso de um utilizador

Open Beta: Melhorias no ecrã e apps chegam ao OnePlus 6 e 6T

Seguinte