Existe uma razão claríssima para a Microsoft querer levar alguns, ou até provavelmente todos os jogos do Universo Xbox para o PC, PS5 e Nintendo Switch… As consolas Xbox não se vendem!
Basta fazer uma pergunta muito simples a si próprio! Quantas pessoas conhece no seu círculo de amigos ou família com uma consola Xbox? Ok, agora faça a mesma pergunta mas troque para “quem tem uma PlayStation 5?”.
A resposta está à sua frente. A Microsoft não está a conseguir vender consolas, e como tal, tem de rentabilizar todo o seu investimento recente ao levar os seus novos projetos para as mãos do maior número possível de jogadores.
Xbox Series S e X… Apenas 25 milhões de consolas vendidas!
Portanto, caso não tenha estado atento, a Sony anunciou no final de 2023 que já tinha conseguido vender mais de 50 milhões de consolas PlayStation 5 desde o seu lançamento em Novembro de 2020. Um número incrível, tendo em conta que a PS5 sofreu bastante com problemas de stock durante pelo metade do seu ciclo de vida total.
Na altura, tivemos vários rumores acerca das vendas das consolas Xbox. Com alguns especialistas a afirmar que a Sony andava a levar a sua velha rival de vencida 3 para 1. Ou seja, por cada consola Xbox vendida, eram vendidas 3 consolas PS5. Um rácio importante, visto que existe uma versão “low-cost” no lado da Xbox, isto enquanto a consola mais barata do lado da Sony custa 449€.
Porém, o rácio de 3 para 1 era um exagero. Ao que tudo indica, a coisa fica apenas perto do 2 para 1. Ou seja, a Microsoft parece ter vendido entre 23 e 25 milhões de consolas Xbox Series S/X desde Novembro de 2020.
É uma diferença muito considerável, que se deverá apenas estender nos próximos anos. Especialmente agora que a Microsoft quer levar os seus jogos e serviços para o outro lado da barricada.