Muito tem vindo a ser dito acerca do ecossistema de jogos Xbox da Microsoft, naquilo que parece ser uma adoção de uma estratégia mais similar à da Sony. O que significa isto? Bem, os jogos da Xbox vão começar a aparecer em outras plataformas, onde claro está, temos de incluir as consolas PlayStation.
Porquê? Bem… Apesar do forte investimento da Microsoft no seu próprio ecossistema, a verdade é que as consolas não andam a voar das prateleiras, e como tal, em 2024, acaba por ser contraproducente lançar jogos apenas e só para hardware próprio.
A Microsoft tem de rentabilizar o investimento feito em estúdios! Por isso, tem de mudar de estratégia de forma a conseguir ter sucesso a longo-prazo.
Porém, isto não significa que deixem de existir novas consolas Xbox no mercado. Isto não é uma desistência, é apenas uma mudança de estratégia.
Microsoft vai ter mais consolas Xbox. Mas vai ser diferente!
Portanto, para perceber o que está a acontecer no mundo das consolas atual, tem apenas de fazer uma questão a si próprio… “Quantas pessoas conhece com consolas Xbox?” Depois dessa resposta, talvez seja boa ideia também pensar em “Quantas pessoas conhece com consolas PlayStation?”.
Pois… Já percebeu?
É por isso que, após aquisições de muitos milhões de euros, a Microsoft tem de começar a rentabilizar o seu investimento em estúdios. Para isso acontecer, é quase obrigatório lançar a grande maioria dos projetos, para o maior número possível de jogadores. Isto significa que a Microsoft vai lançar todos os seus jogos, para as consolas Xbox, para o PC, mas também para a PlayStation 5 e Nintendo Switch.
Porém, Phil Spencer já descansou a equipa Xbox ao afirmar que vão continuar a existir consolas Xbox. Aliás, esta estratégia, como dissemos em cima, não é uma desistência. A grande aposta da Microsoft está no Xbox Game Pass, e não no hardware propriamente dito. Sendo exatamente por isso que a gigante Norte-Americana quer levar a subscrição a todas as consolas do mercado.
O que é inteligente!
Ao fim e ao cabo, a realidade é que as consolas, pelo menos como as conhecemos, têm os dias contados. Num futuro muito próximo, vamos conseguir jogar qualquer jogo, no máximo das suas capacidades, em qualquer ecrã. Seja na TV, no tablet, no smartphone, ou até no ecrã do nosso frigorífico, o jogo vai ser processado na nuvem, e você só vai precisar de um comando para aproveitar o conteúdo à sua frente.
Pois bem, a aposta da Microsoft é simples…
Nessa altura, o Xbox Game Pass vai estar disponível em todo o lado, e a gigante Norte-Americana vai encher os bolsos com o nosso dinheiro, da mesma exata forma que a Netflix já o faz no lado do streaming de séries e filmes.
Estes próximos meses/anos vão ser tempos muito interessantes!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!