Ainda ontem falei do bem que o Windows 11 se adaptou a um smartphone que até ficou com a capacidade de fazer e receber chamadas. Neste caso em concreto tratava-se de uma experiência com Lumia 950 XL. Hoje eis que há mais boas notícias. Isto porque se por um lado nem todas as pessoas têm um Lumia 950 XL em casa, muitas têm um smartphone de outros fabricantes mais mainstream. Dito isto, eis o Windows 11 a correr em smartphones Xiaomi e OnePlus. Isto graças ao trabalho de um grupo de programadores que abre caminho para muitas novidades!
Windows 11 está a chegar aos smartphones Xiaomi e OnePlus!
A Microsoft revelou recentemente o Windows 11 Preview a insiders e claro que muitos entusiastas começaram logo a fazer experiências. Ora uma delas foi instalar o Windows 11 em smartphones.
Estes esforços ainda estão no início. Assim claro que isto é perfeitamente natural. Mas com o tempo tudo vai funcionar cada vez melhor. E olhem que nem é muito difícil colocar o Windows a funcionar.
O responsável pelo projeto Renegade disse ao site Windows Latest que o Windows 11 ARM64 pode ser instalado em smartphones Snapdragon 845. Já o Snapdragon 855 é parcialmente suportado pelo port edk2-sm8150.
Graças ao trabalho feito pela equipa Renegade, foi possível arranjar o Windows 11 no OnePlus 6T e no Xiaomi Mi 8. No entanto, muitas partes do sistema operativo não funcionam bem. Por exemplo, ao contrário do que aconteceu no Lumia, não foi possível ativar as chamadas.
Para se correr este sistema operativo em smartphones Android os programadores criaram os seus próprios drivers e ferramentas.
É verdade que a Microsoft não desenvolveu propriamente o Windows 11 para correr em smartphones. No entanto, o suporte dado por este sistema operativo à arquitetura ARM torna isto facilmente possível.
Outro pormenor interessante é que o Windows 11 se adapta muito bem aos smartphones. De facto parece feito para eles.
Já no equipamento da Nokia as coisas correram bem. Assim Curiosamente e apesar do Windows ser oficialmente desenvolvido para tablets e computadores, o sistema operativo adaptou-se extremamente bem ao smartphone. O Lumia 950 XL que tem um ecrã de 5.7 polegadas foi capaz de arrancar o novo Windows e tudo correu muito bem.
O menu iniciar funciona como deveria e até as animações estão intactas. Para além disso, o Windows 11 responde muito bem Entretanto o programador conseguiu ativar a conetividade móvel utilizando os drivers do Windows 10 Mobile. Ou seja, isto trouxe chamadas e mensagens nativas a este sistema operativo.
Entretanto se quer instalar o Windows 11 num computador tem aqui um tutorial completo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!