Empregado da Microsoft roubou 10 milhões em cartões!

Alguma vez entrou numa loja, viu as centenas de cartões presente da PSN, Xbox Live, Spotify, Apple iTunes, etc… E teve uma gigantesca vontade de pegar naquilo e começar a correr? Pois bem, um empregado da Xbox fez exatamente isto, ao conseguir roubar cerca de 10 milhões de dólares em ‘gift cards’. Como foi isto possível? Vamos tentar perceber.

Empregado da Microsoft roubou 10 milhões de dólares em cartões!

xbox

Portanto, o empregado roubou mesmos esta quantidade incrível de cartões, e na verdade, esteve muito perto de se safar. No entanto, mais uma vez, a ganância levou a melhor. Afinal de contas, segundo o Bloomberg, Volodymyr Kvashuk, que foi contratado pela Microsoft como Engenheiro de Segurança. De forma a melhorar a infraestrutura e-commerce da empresa, rapidamente encontrou um bug muito curioso da plataforma. Bug, que claro está, rapidamente começou a aproveitar para receber códigos para cartões de oferta Xbox, sem nunca gastar um único cêntimo.

Muito resumidamente, a Microsoft tem uma loja de teste, que os empregados e developers podem utilizar, para testar modificações feitas no sistema, ao fazerem compras ‘falsas’. Pois bem, o bug ia um bocadinho por aqui, mas as compras não eram falsas. Ou seja, não existia nenhuma transação de dinheiro, mas os produtos eram mesmo enviados para o endereço eletrónico.

O engenheiro até se podia ter safado! Contudo, este decidiu esticar demasiado a corda. O que por sua vez resultou em alguém ter reparado que estavam a ser criados demasiados gift cards. para ter noção, Kvashuk começou a aproveitar a situação em 2017, e apenas foi despedido em Junho de 2018… Entretanto, o engenheiro já tinha comprado uma casa de 1.675 milhões de dólares.

O ex-empregado da Microsoft foi presente ao juiz em 2020, depois de um raid à sua cada em Junho de 2019. Tudo isto resultou em 9 anos na prisão.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Winamp está de volta! Será o regresso do rei!?

Ainda se lembra do Winamp? Um dos leitores de...

Galaxy Watch4 pode vir a salvar algumas vidas!

Nesta altura do campeonato, estamos todos a olhar para...

PC com um aquário lá dentro? Existe! Mas é boa ideia?

Podem chamar-me de antiquado, mas misturar água com componentes...

Lembra-se das colunas que adivinhavam as chamadas?

Este é um daqueles temas que muito provavelmente vai...

Apanhar um Uber pode vir a ficar mais difícil!

A forma como a Uber, e outras apps do...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.