Windows 11 esconde muito do Windows XP! Já encontrou?

A Microsoft tem vindo a mudar o Windows ao longo dos anos. Toda esta antiguidade já deu origem a coisas muito boas como o Windows XP e o Windows 7 e também menos boas como o Windows ME e o Windows Vista. No entanto é com os erros que se aprende e toda esta experiência levou-nos ao Windows 11 e ao próprio Windows 10 que disponibilizam uma experiência de utilização muito mais polida e eficaz. Mas curiosamente o Windows 11 esconde muito do Windows XP. Já descobriu onde?

Windows 11 esconde muito do Windows XP! Já encontrou?

Opção Executar

A opção Executar tem sido um componente muito presente no Windows ao longo de vários anos e se reparar a versão do Windows 11 é idêntica aquela que encontramos no Windows mais antigo. Entretanto em ambos os sistemas operativos é possível executá-la com o Windows + R. Na prática esta janela permite-nos escrever o nome de uma app, o caminho completo para qualquer ficheiro ou até um endereço web que queremos abrir.

Windows XP Windows 11

Esta opção continua a funcionar tão bem como em 2001 e curiosamente com o mesmo aspeto gráfico. Não quer dizer que em breve a Microsoft não a altere para um estilo mais transparente e que se integre melhor no novo Windows. No entanto, para já, é para continuar.

Mapa de Carateres

O Mapa de Carateres é uma ferramenta de sistema simples no Windows que mostra todos os carateres que pertencem a cada uma das fontes que estão instaladas. Também pode usá-lo para copiar um determinado caráter para a área de transferência, para que não tenha de escrever todo o atalho.

- Advertisement -

Windows XP Windows 11

Graficamente e em termos de funções não mudou visivelmente nos últimos anos. Claro que no futuro será eventualmente substituído. Isto porque já temos outras opções no Windows 11 que fazem coisas semelhantes. Lembro-me, por exemplo, do sistema para selecionar emojis e afins. No entanto, por enquanto, é para continuar.

Informações de sistema

Existem muitas formas no Windows 11 de verificar o hardware e o software. São exemplo as aplicações Definições, Gestor de Dispositivos e Gestor de Tarefas. No entanto a Informação do Sistema que já existe há mais de 20 anos pode apresentar praticamente todos os detalhes sobre o seu PC, desde a versão BIOS até à sua lista de programas de arranque.

Windows XP Windows 11

Apesar do seu design desatualizado é sem dúvida das formas mais rápidas de verificar vários aspetos do seu sistema. No entanto, não é possível alterar nada.

Limpeza do disco

A Limpeza do Disco continua a ser o método principal de limpeza dos ficheiros e cache do sistema Windows. O utilitário está presente tanto no Windows XP como no Windows 11. No entanto há algumas diferenças entre as duas versões. O separador mais opções na versão XP desapareceu. Para além disso no Windows 11 temos uma opção que é necessária ativar à parte para limparmos ficheiros de sistema.

Versão do Windows

Tanto o Windows XP como o Windows 11 têm uma aplicação simples chamada Sobre o Windows, que pode ser acedida abrindo a caixa de diálogo (Win + R) e executando “winver”.

Linha de comando

O Windows foi originalmente desenvolvido para funcionar em cima do DOS, e as primeiras versões incluíam uma linha de comando para aceder ao sistema DOS subjacente. Mais tarde, a Microsoft desenvolveu uma versão mais moderna do Windows que não se baseava em DOS, chamada Windows NT. Entretanto o Windows XP acabou por ser o primeiro lançamento do Windows a ser baseado neste conceito.

Detalhes de ficheiros

Os detalhes dos ficheiros continuam praticamente a ser os mesmos assim como vários elementos do painel de controlo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.