Windows 10: há novos problemas no Windows Update e não só!

O update de Outubro de 2020 do Windows 10, também conhecido como versão 20H2, é estável e chegou com muitas melhorias. No entanto, isto não significa que esteja perfeito. Dito isto há novos bugs que estão a afetar os utilizadores depois dos últimos updates. Um dos problemas já está a ser investigado. Para os outros ainda não temos qualquer confirmação. O mais terrível é sem dúvida o problema da falha no Windows Update dentro do Windows 10!

Windows 10: há novos problemas no Windows Update e não só!

No Windows 10 versão 20H2, a página de updates do Windows pode ficar presa na verificação de atualização. Aí o Windows vai pedir-lhe que reinicie o sistema para terminar a instalação. No próximo reboot, o Windows vai pedir-lhe o mesmo. Aí tem duas opções. Atualizar e desligar, ou atualizar e reiniciar.

Windows 10 Windows Update

Os utilizadores descrevem este problema como um verdadeiro pesadelo. Aparentemente o problema não está corrigido no update de Novembro.

Curiosamente o problema reside no Microsoft Edge. Assim pode ser resolvido se lançar o browser depois de aplicar os updates.

Ou seja, se o Windows Update encravar abra o Edge depois de aplicar as atualizações. Assim vai conseguir sair desse loop do terror.

Problemas no Alt+Tab para mudar de aplicações.

A Microsoft também está a investigar um problema em que a funcionalidade Alt-Tab abre a janela errada.

Windows 10 Windows Update

Por exemplo, se três janelas estiverem abertas, o Notepad, a Calculadora e o Browser e tentar mudar para a segunda janela usando o Alt-Tab, o Windows 10 vai abrir o Notepad ou o Browser.

Os beta testers já tinham assinalado este problema em Setembro. No entanto, conseguiu escapar para produção.

A questão do TRIM continua a criar problemas…

Em maio de 2020, a Microsoft lançou o Windows 10 2004, ou seja, a atualização de maio de 2020, e introduziu dois bugs que faziam com que as SSD fossem desfragmentadas com muita frequência e que a operação TRIM fosse tentada em drives não SSD.

Windows 10 Windows Update
Fonte: Bleepingcomputer

Mais especificamente, o primeiro bug fazia com que a funcionalidade de manutenção automática do Windows 10 não se lembrasse da última otimização. Isto quando o computador era reiniciado. Assim este esquecimento fazia com que as unidades, incluindo as drives SSD, fossem desfragmentadas com muita frequência.

Em setembro, a Microsoft lançou a atualização “2020-08 Cumulative Update Preview para o Windows 10 Versão 2004 (KB4571744)”, que corrigiu o bug de manutenção automática que fazia com que as SSD fossem desfragmentadas com muita frequência.

Por outro lado, o segundo bug está relacionado com o comando TRIM. Isto em drives não SSD. Embora isto não danifique a unidade, gera erros de registo.

Windows 10 Windows Update

Hoje, quase seis meses depois, a Microsoft ainda não resolveu esse bug, como refere o site Bleeping Computer.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também