Para além das atualizações com todas as correções e funcionalidades, o Windows Update do Windows 10 também é responsável pela instalação de drivers para diversos componentes como vídeo, bluetooth, áudio e outros. No entanto, nem sempre tudo corre como deveria. Ontem já falámos de um problema com a última atualização. Agora há outro igualmente mau.
Windows 10: novo problema no Windows Update? Resolva agora!
Após o lançamento da Atualização do Windows 10 de maio de 2020 que chegou a 27 de maio, alguns fabricantes, como a Asus, disponibilizaram um controlador de vídeo atualizado para garantir melhor suporte para a atualização. No entanto, do nada, começaram a aparecer várias mensagens de erro.
De acordo com vários tópicos criados no fórum da Microsoft, o Windows Update continua a forçar a instalação de um driver mais antigo, mesmo quando o driver já foi instalado com sucesso. Isto cria um loop na atualização e nunca mais saímos daí.
Este loop que tem origem na instalação do driver do Windows 10 pode verdadeiramente chato. É que começamos a receber várias mensagens de aviso sempre que verificamos as atualizações. Depois recebemos uma mensagem de erro a informar que o driver atual pode ser melhor do que se está a tentar instalar.
Este problema pode ser causado por duas coisas. A cache do Windows Update ou um erro que impede o sistema operativo de verificar o resultado e dá um loop infinito de falhas na instalação.
Em primeiro lugar carregue na ligação que está disponível nesta página no site da Microsoft. Está abaixo da secção Escolha suas atualizações automáticas. Se não localizar o link pode carregar aqui.
Clique em Next para verificar updates. Depois clique em Hide Updates. Se o controlador em questão surgir clique no visto junto ao nome. Caso não o veja reinicie o sistema e verifique novamente.
Se o driver já aparecer escolha mostrar ou esconder updates e seleccione o controlador que não pretende instalar. Clique depois em Next para bloquear temporariamente o update. Feche a ferramenta, vá as definições e verá que a sugestão de instalação já desapareceu.