Novo recorde mundial de OC! Memória RAM a 7004MHz!

Quem é que não gosta de fazer OC? Afinal de contas, é possível retirar mais umas quantas gotas de ‘sumo’ dos nossos componentes, muitas vezes conseguindo igualar modelos de gamas mais altas, muito mais caros, sem gastar muito dinheiro.

No entanto, quando falamos de Overclock Extremo, a história é obviamente outra. Aqui não estamos a falar de conseguir mais alguns MHz no CPU, GPU ou memória RAM… Estamos a falar de ultrapassar, ou melhor, esmagar completamente os limites físicos do hardware em causa.

Algo que acabou de ser feito a um kit de memória RAM da Crucial.



Novo recorde mundial de OC! Memória RAM a 7004MHz!

recorde mundial de OC

Portanto, um overclocker Chinês conhecido por ‘baby-j’ foi capaz de estabelecer um novo recorde mundial num kit de memória RAM Crucial Ballistix Max DDR4-4000 (BLM16G40C18U4B.M8FB1). Estamos a falar de uma frequência de 7004.2 MHz, ou seja, 3004.2MHz acima da frequência de fábrica! Um feito alcançado através do uso de nitrogénio líquido (LN2).

Esta é a frequência mais alta de sempre alcançada num kit de memória RAM! Incrível, quando temos em conta a motherboard utilizada, uma AMD B550 com um Ryzen 5 Pro 4650G. (Este processador aparenta ter um controlador de memória muito superior à restante gama)

Quanto aos timings, estamos a falar de 22-26-26-46-127-1 (tCAS-tRC-tRP-tRAS-tCS-tCR).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


(Especial) Qual é a diferença entre memória RAM e memória VRAM?

De forma bem curiosa, um dos maiores truques que os developers e estúdios aproveitaram para melhorar o desempenho dos jogos no PC e ou consolas… Foi a separação da memória ‘normal’ que o nosso computador usa, da memória que é utilizada para o armazenamento dos frames renderizados pelo sistema computacional! Hoje em dia, na placa gráfica.

Explicação muito resumida:

Em suma, a memória RAM dou DRAM é a memória que o nosso computador utiliza em qualquer caso geral. São os módulos RAM, muitas vezes RGB, que temos ali bem montados ao lado do CPU na nossa motherboard. Entretanto, a memória VRAM é uma memória exclusiva da placa gráfica.

Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também