(Especial) Duas semanas com a PlayStation 5! Vale a pena?

Tenho uma PlayStation 5 nas minhas mãos desde o dia 10/10 de 2020, ou seja, faz hoje 14 dias que a gigante branca e preta entrou de rompante na minha sala de estar para trazer gráficos de nova geração para a minha LG OLED de 65”! Uma TV completamente pronta para levar a consola da Sony ao seu potencial máximo com suporte a 4K, 120Hz, VRR, etc…

Assim, tendo em conta que estou basicamente a usufruir da qualidade máxima que a consola é capaz de oferecer, tudo isto levanta uma questão… O Hype tem razão de ser? Ou seja, depois de 2 semanas, em que o período de ‘honeymoon’ já passou, faz sentido recomendar a consola da Sony?

Vamos por partes!



(Especial) Duas semanas com a PlayStation 5! Vale a pena?

duas semanas playstation 5

Portanto, verdade seja dita, a PlayStation 5 é uma consola que na sua génese foi pensada para dar vida aos jogos de nova geração, especialmente aos exclusivos da Sony. Contudo, ainda não existem jogos realmente de ‘nova geração’.

Sim, Demon Souls está porreiro, DMC 5 SE também está muito interessante com o suporte a 120Hz, e Miles Morales está num nível muito interessante tanto a nível gráfico como de jogabilidade. Mas é isto a nova geração? Óbvio que não, o melhor ainda está para vir!

Historicamente, as coisas funcionam sempre assim, os estúdios da Sony têm provado que sabem o que fazem, mas precisam sempre de algum tempo extra. Por isso, em 2021 e 2022 já devemos ter uns quantos jogos dignos de todo o potencial da PS5! Como é o caso de God of War Ragnarok, Horizon, Ratchet & Clank, etc… Assim, se por acaso não conseguiu meter as mãos numa unidade em 2020, não fique demasiado preocupado! A consola é muito boa, com muito potencial, mas ainda não está a perder grande coisa ao nível de jogos.

Pontos Positivos da PlayStation 5

duas semanas playstation 5

Temos potencial para muita coisa nova nesta consola, mas temos de meter os pontos nos i’s.

Obvio que a nível gráfico, a PS5 já está ultrapassada pelas novas ofertas gráficas da AMD e NVIDIA. No entanto, tendo em conta o preço de ambas as versões da consola da Sony, muito dificilmente irá conseguir um PC com o mesmo desempenho ao mesmo preço… A não ser que o roube, mas preferia que não o fizesse.

Tempos de Loading

Para resumir bem a coisa… No passado, eu conseguia responder às mensagens enquanto um jogo entrava ou esperava que um nível fizesse loading. Agora tenho montes de gente lixada comigo, porque não respondo a ninguém. Algo incrível em DMC 5 SE, visto que fazemos boot do jogo, e em menos de 10 segundos estamos a jogar.

Em suma, o sistema é agora muito mais rápido e muito mais ágil.

Assim, é fácil dizer que a velocidade é mesmo o ‘molho especial’ que a Sony tanto mencionou antes do lançamento da consola.

Aliás, a velocidade não está apenas no loading dos jogos, visto que até na velocidade (e estabilidade) da Internet a coisa está muito melhor, especialmente se utilizar um router Wi-Fi 6 como eu. Estou a falar de velocidades sem fios de 400~500 megas, o que é obviamente um mundo completamente diferente em relação ao passado recente na PS4. Para ter noção, fiz download de Cold War (todo) em menos de 10 minutos!

O novo comando DualSense é mesmo diferente e inovador?

duas semanas playstation 5

Já disse algumas vezes que o comando da PS5 é uma das suas maiores inovações.

Afinal, enquanto as novas Xbox Series têm essencialmente o mesmo comando da geração passada. A Sony pegou no DualShock 4 e fez um facelift total, ao mesmo tempo que implementou algumas funcionalidades bastante interessantes e melhorou a ergonomia de todo o ‘pacote’

Dito tudo isto, tenho de destacar os ‘Adaptive Triggers‘, mas dar um pouco menos de importância ao também muito badalado ‘Haptic Feedback‘.

No meu uso até agora, os triggers com resistência variável têm mesmo um impacto na experiência de jogo, especialmente em Cold War, e de certa forma também em DMC 5 SE se jogar com Nero. Mas no outro lado da moeda, o ‘haptic feedback’, pelo menos até agora nos jogos que experimentei, não me parece mais do que uma vibração normal. Contudo, ainda é cedo para tirar conclusões, os devs precisam de aprender a aproveitar estas novidades.

Remote Play

Ontem decidi experimentar o impensável… Jogar Call of Duty Cold War online através do Remote Play. Ou seja, joguei um jogo multiplayer na PS5 através da minha PS4 Pro… O que por sua vez significa lidar com duas ligações sem fios, cada uma delas um potencial ponto de falha.

E meus amigos, a experiência foi simplesmente brutal! Obvio que me deparei com um soluço ou outro. Mas mesmo com a resolução limitada a Full HD, senti que estava a jogar numa PS5, sem lag!

Esta é a prova que a Sony trabalhou bem nesta funcionalidade que poderá mesmo dar muito jeito a quem já tinha uma PS4 e decidiu abrir os cordões à bolsa para meter as mãos numa PS5.

Pontos negativos ou a melhorar

duas semanas playstation 5

A PS5 não é uma consola perfeita. Ainda assim, na minha opinião, vale bem a pena pelo dinheiro que a Sony pede. Contudo, existem algumas falhas em pontos chave, especialmente quando começamos a olhar para a nova Interface.

Afinal, quando temos cerca de 110 milhões de consolas PS4 no mercado, seria de esperar que a interface fosse diferente, mas sempre muito inspirada no que tanta gente já conhece tão bem.

Mas não, isto é algo que a Microsoft fez um pouco melhor, visto que pode pegar numa Xbox Series X ou Series S e estar completamente à vontade se por acaso tem uma Xbox One. Ou seja, precisa de algum tempo de habituação na PS5, e na verdade, existem algumas opções que agora parecem um pouco mais longe, a precisar de mais botões para lá chegar. Não me interpretem mal, a interface da PS5 está muito bonita, mas está realmente um pouco diferente e mais complexa daquilo que a PS4 e PS3 apresentaram antes de si.

Como é que a PlayStation 5 se compara às novas Xbox Series?

Esteticamente, apesar do seu tamanho, prefiro a PlayStation 5.

É uma consola obviamente estranha, especialmente se tiver uma sala clássica como eu em que tudo é castanho-escuro. Ainda assim, mesmo no meio de toda esta estranheza de design preto e branco, parece que a consola da Sony tem ali alguma magia, acabando por ficar bem em qualquer sítio.

Em termos de performance, não é ainda possível comparar as consolas das grandes rivais quando não temos ainda grandes jogos cá fora. Vamos esperar mais um pouco para tirar conclusões sobre este tema. Ambas as consolas ainda estão muito longe do seu potencial máximo.

Vale a pena comprar a PlayStation 5?

Se é fã das consolas PlayStation e tem muito joguinho PS4 na sua conta PSN, faz todo o sentido dar o salto, nem que seja para ver as melhorias que a consola de nova geração oferece a jogos como God of War e Ghost of Tsushima. Ao mesmo que aproveita os primeiros jogos desta nova geração.

No entanto, como disse em cima, ainda não existem jogos capazes de vender consolas por si só, como foi God of War e The Last of Us 2 para a PS4. Por isso, não se aflija muito com a falta de stock, tem muito tempo para meter as mãos na consola! O melhor está por vir.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também