(Especial) Qual é a diferença entre memória RAM e memória VRAM?

De forma bem curiosa, um dos maiores truques que os developers e estúdios aproveitaram para melhorar o desempenho dos jogos no PC e ou consolas… Foi a separação da memória ‘normal’ que o nosso computador usa, da memória que é utilizada para o armazenamento dos frames renderizados pelo sistema computacional! Hoje em dia, na placa gráfica.

Explicação muito resumida:

A memória RAM dou DRAM é a memória que o nosso computador utiliza em qualquer caso geral. São os módulos RAM, muitas vezes RGB, que temos ali bem montados ao lado do CPU na nossa motherboard. Entretanto, a memória VRAM é uma memória exclusiva da placa gráfica.

Dito isto, uma placa gráfica com mais VRAM costuma ser melhor, mas nem sempre é este o caso. Curiosamente, a mesma placa gráfica pode ser vendida com quantidades diferentes de memória.

Exemplos:

  • GTX 1050 3GB
    GTX 1050 4GB


(Especial) Qual é a diferença entre memória RAM e memória VRAM?

memória RAM e

Portanto, para explicar mais um pouco do porquê de termos 2 tipos de memória RAM no nosso PC… Em suma, o processador de qualquer máquina computacional focada nos jogos precisa de calcular o movimento para cada objeto no ecrã em cada frame. Posteriormente, tem de gerar essa mesma frame, e claro, fazê-lo 30 vezes, 60 vezes, ou mais vezes por segundo (FPS -> Frames Por Segundo).

Assim, sendo a resolução mais popular a Full HD com 1920 x 1080 píxeis, com cada píxel de cada frame a contar com 24 bits de informação (TrueColor), e com a maioria dos jogos a fazer output a 60 fps. É preciso ter em conta a memória que é utilizada de uma só vez! Memória essa que tem de estar em algum lado na máquina, neste caso na VRAM ou Video RAM, que tradicionalmente encontramos na placa gráfica.

Entretanto, por falar em placa gráfica, além da memória de vídeo (VRAM), tivemos também o aparecimento do GPU (Graphical Processor Unit) que basicamente substituí o papel do CPU para a geração de frames do jogo. Desta forma, o CPU fica com mais liberdade para outras tarefas igualmente importantes.

Em suma, com a necessidade de mais e mais memória, e claro, com o aparecimento do GPU no mundo dos computadores. A VRAM, colocada logo ao lado do GPU, começou a ser mais e mais importante no mundo da tecnologia, especialmente nos jogos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub