Windows 10 vai mudar para sempre em 2021! Será boa ideia?

Tenho escrito muito sobre o Windows 10 e sobre todas as novidades que estão para chegar ao sistema operativo da Microsoft em 2021 e confesso que isso me está a deixar entusiasmado. Devo confessor que no que toca a computadores sou mais Apple. O macOS tem-me acompanhado desde há muitos anos. No entanto, tenho uma máquina Windows para jogar e onde, por vezes, também trabalho. Ora nos últimos tempos tenho pegado mais nesse PC do que nunca e cada vez gosto mais. E isto antes de tudo o que está para chegar ao sistema operativo Windows 10 que vai mudar para sempre em 2021. No entanto, será que todas estas ideias da Microsoft vão resultar ou será um tiro ao lado?

As mudanças que chegam ao Windows 10 em 2021

2021 será um ano de muitas novidades para o Windows 10. Isto porque teremos o tão falado update Sun Valley que chega na segunda metade deste ano e vai mudar graficamente este sistema operativo. Mas para além disso, haverá atualizações menores e mais recorrentes que serão conhecidas por Experience Pack.

Windows 10 em 2021

Um passado recente turbulento nos updates

As coisas nem sempre correram bem com os updates. De facto, várias vezes, embora trouxessem muitas novidades tinham o condão de criar muitos problemas. Aliás várias vezes levou-nos a criar títulos como Atualize já, para mais tarde termos de lançar outro a dizer, afinal talvez seja melhor esperar. Ainda assim, foi devido a tudo isto que a Microsoft sentiu necessidade de mudar as coisas.

Em primeiro lugar fez uma troca. Este ano e ao contrário do que aconteceu no ano passado, teremos o update mais pequeno na primeira metade do ano, uma espécie de preparação para o que aí vem e a atualização mais significativa mais para o final de 2021. Mas não é so isto. É que a gigante de Redmond teve também a ideia de lançar os Experience Pack e isto faz todo o sentido.

Windows 10 em 2021

O primeiro deve chegar logo a seguir ao Windows 10 versão 21H1. O primeiro Windows Feature Experience Pack tem a versão 120.2212.3030.0 e chega com melhorias ao nível do teclado no ecrã. Para além disso, o explorador de ficheiros será atualizado com uma funcionalidade relacionada com os screenshots. Assim, se por algum motivo fizer uma captura de ecrã e depois colar o explorador vai gerar logo um ficheiro com esse conteúdo.

De facto, os experience pack são uma excelente ideia. Para além disso, a Microsoft ao dividir as coisas em pacotes mais pequenos também reduz as probabilidades de eles terem bugs.

A renovação gráfica no Windows 10 em 2021

Apesar de estas novidades e correções que vão ser lançadas ao longo do ano aquilo porque todos esperamos é pela nova interface. Sobretudo no meu caso que estou tão habituado ao macOS será interessante termos um aspeto mais flutuante e arredondado no Windows 10. Para além disso temos um menu iniciar redesenhado e uma barra de tarefas também.

Windows 10 em 2021
Fonte da imagem: Windows Latest

Os cantos redondos de que falei acima vão chegar a várias partes do sistema operativo.

Quando às flutuações, a primeira é logo o menu Iniciar como já tinhamos referido aqui. Assim este menu vai parecer visualmente separado da barra de tarefas. Para além disso, o menu que surge quando usamos o botão direito do rato vai ter o mesmo efeito.

Windows 10 em 2021
Fonte da imagem: Windows Latest

Mas para além destas mudanças estéticas temos também as novas funcionalidades. 

Assim como acontece com o painel de controlo, a app de definições do Windows 10 está dividida em múltiplas categorias. Sistema, dispositivos, personalização, entre outras. Assim, pode carregar nessas categorias para encontrar as opções que deseja. Para além disso, também pode utilizar a pesquisa no topo da janela para encontrar mais rapidamente o que procura.

Mas as mudanças vão muito para além disto. Vão chegar também a apps e às próprias definições do sistema operativo.

Windows 10 em 2021

A Microsoft desta vez resolveu parar um pouco e em vez de dar importância apenas (ou mais) aos utilizadores empresariais, resolveu apostar à séria nos utilizadores domésticos. Assim teremos um sistema operativo mais amigo da vista.

É boa ideia todas estas novas apostas?

Não tenho a minha dúvida em responder que sim. O Windows 10 é sem dúvida um excelente sistema operativo mas durante muito tempo pareceu parado. Sem grandes novidades e inovações  Agora é exatamente o oposto. A Microsoft deu um murro na mesa e quer dar todas as razões e mais algumas aos utilizadores para não o deixarem de usar. Assim quer garantir que funciona bem, sem grandes falhas e sobretudo disponibiliza um visual reformulado para conquistar antigos e novos utilizados.

Resta agora esperar pelo novo Sun Valley e tenho a certeza que teremos um Windows 10 mais apetecível do que nunca.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft vai mesmo apostar no Surface Duo 2! Vale a pena?

Quando a Microsoft anunciou originalmente o seu Surface Duo, o mundo dos smartphones tremeu! Afinal de contas, a gigante Norte-Americana, que no passado até...

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!