Faz ideia do que estamos a falar? O DirectStorage API é uma tecnologia muito recente da Microsoft com o grande objetivo de melhorar os tempos de loading em jogo. Ou seja, de resolver alguns dos habituais bottlenecks nos sistemas de armazenamento das consolas ou PCs. É uma funcionalidade que podemos encontrar nas consolas de nova geração Xbox Series S e X, e que agora, vai mesmo chegar ao PC.
No entanto, para usufruir da tecnologia, não só tem de ter o Windows 11 instalado, como também tem de ter uma placa gráfica capaz de suportar o API DirectX 12 Ultimate. Ou seja, uma RTX 20, 30 ou Radeon RX 6000.
Windows 10 com DirectStorage? Pode esquecer! Só no 11!
Portanto, a tecnologia está a caminho, e apesar de o Windows 10 ser perfeitamente capaz de a suportar, a Microsoft decidiu retirar uma página do livro da Apple, ao restringir a tecnologia apenas ao SO mais recente.
Afinal de contas, tem de existir algum tipo de motivação para os utilizadores darem o salto, caso contrário, vamos ter uma repetição do que aconteceu com o Windows 7. Que claro está, continua a ter uma quota de mercado surpreendente, mesmo já não tendo qualquer tipo de suporte da Microsoft.
Só preciso de ter uma placa gráfica cara e o novo SO da Microsoft? ahah… Não!
Apesar de ser uma tecnologia muito interessante, para usufruir desta, precisa de um SSD NVMe super rápido com suporte à driver Standard NVM Express Controller. Além disso, este SSD também tem de ter pelo menos 1TB de capacidade de armazenamento.
Como funciona o DirectStorage?
Muito resumidamente, a API comprime os dados do jogo em execução, para serem transferidos diretamente para o GPU. A informação será descomprimida diretamente na placa gráfica, graças ao trabalho dos shaders. Desta forma, retiramos o CPU da equação, o que não só liberta recursos para uma melhoria na performance, como também retiramos alguma latência no loading.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!