Wi-Fi ou Bluetooth? Estas são as verdadeiras diferenças!

Para muitos pode parecer uma resposta simples. No entanto a verdade é que explicar as diferenças não é algo assim tão fácil. No entanto uma coisa é certa. A principal diferença entre Wi-Fi ou Bluetooth é a forma como estas tecnologias se ligam a diferentes dispositivos.

Wi-Fi ou Bluetooth? Estas são as verdadeiras diferenças!

Na prática enquanto o Bluetooth nasceu para oferecer uma comunicação sem fios de curto alcance entre dois dispositivos, o Wi-Fi permite-lhe ligar dispositivos à Internet através de um router sem fios.

- Publicidade -

Então, o que é o Wi-Fi, o que é o Bluetooth e quando os deve utilizar?

O que é o Wi-Fi?

O Wi-Fi é uma tecnologia sem fios que é essencialmente um intermediário que lhe permite ligar dispositivos como o seu smartphone, portátil e impressora à Internet. O aspecto chave do Wi-Fi é que é sem fios; não precisa de um cabo para obter uma ligação à Internet.

Contudo, o Wi-Fi depende de um router sem fios para criar uma rede. Em sua casa, provavelmente tem um router ligado a um modem através de um cabo. Uma vez estabelecida uma ligação, os seus dispositivos compatíveis podem ligar-se à rede Wi-Fi da sua casa através do router e aceder à Internet.

O Wi-Fi 6 (802.11ax) é a última geração de Wi-Fi. É capaz de disponibilizar velocidades até 9.6Gbps, o que é significativamente mais rápido que o Wi-Fi 5 (802.11ac).

O que é o Bluetooth?

O Bluetooth é também uma tecnologia sem fios. No entanto, ele utiliza frequências de rádio para ligar dispositivos em conjunto.

Wi-Fi ou Bluetooth

O principal objectivo do Bluetooth é poder estabelecer uma ligação segura entre dispositivos sem a necessidade de um cabo numa curta distância. Digamos que queria ligar o seu smartphone ao seu carro para ouvir música. Desde que o seu carro tenha Bluetooth, pode ligar o seu telefone ao sistema de som do seu carro, sem utilizar a Internet.

Devemos usar Wi-Fi ou Bluetooth?

Decidir entre Wi-Fi e Bluetooth acaba por se resumir aos dispositivos que está a utilizar. Certos dispositivos, como teclados sem fios, auscultadores e altifalantes, não requerem uma ligação à Internet para funcionar. Em vez disso, eles usam o Bluetooth para ligar dois ou mais dispositivos sem fios.

Apple

Por outro lado, os equipamentos domésticos como termóstatos inteligentes, computadores portáteis e televisores inteligentes requerem uma ligação à Internet para aceder a determinadas funcionalidades, pelo que precisam de estar ligados a uma rede Wi-Fi.

Em alguns casos, Wi-Fi e Bluetooth podem funcionar em conjunto; pode ligar o seu smartphone a uma ligação Wi-Fi, depois usar o Bluetooth para partilhar documentos e fotos com outro dispositivo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.