Android: não conseguem ligar-lhe? Faça isto no smartphone

Se  tem um smartphone Android e não conseguem ligar-lhe as causas podem ser muitas e variadas. Em muitos casos pode ser devido a uma fraca cobertura de rede. No entanto, na maioria das vezes, é provável que isto se deva a outras questões. Dito isto, vamos explicar-lhe o que pode fazer.

Android: não conseguem ligar-lhe? Faça isto no smartphone

Desative o modo avião

No modo Avião, o sistema operativo Android desativa a ligação ao operador entre outras cosias. Dito isto, muitas pessoas ativam este modo sem sequer se aperceberem. O resultado é não conseguirmos fazer nem receber chamadas. Se o modo avião estiver ativo na parte superior do smartphone não vamos ver a força da nossa ligação ao operador mas sim o símbolo de um avião. É assim que percebe que este modo está ativo.

smartphones modo de avião, receber chamadas smartphone Android

É muito simples ativar ou desativar este modo. Em quase todos os smartphones está localizado no mesmo sítio. Assim só tem de descer o painel de definições rápidas a partir de cima e carregar no ícone que representa um avião. Usei como exemplo um smartphone da Samsung mas é praticamente igual em todos.

- Advertisement -

Desligue o modo de não incomodar

O modo de não incomodar bloqueia todos os sons e vibrações relacionadas com notificações e chamadas. Se estiver ativado, silencia as chamadas, o que significa que mesmo que a chamada entre no smartphone não teremos um grande alerta. Assim pode passar despercebida. Para corrigir o problema, verifique e desative o modo de não incomodar no seu smartphone.

Desativar este modo é muito semelhante ao que fazemos com o modo avião. Deslize o painel de definições para baixo e na página dois teremos o ícone não incomodar. Se estiver ativado é só carregarmos nele para desativar.

receber chamadas smartphone Android

Desative e ative o SIM

Pode desativar temporariamente o seu SIM para corrigir falhas na rede e cartão SIM sem o ejetar. A maioria dos dispositivos Android dispõe de uma funcionalidade de gestor de cartões SIM que permite desligar o seu SIM.

Para isso aceda a definições, depois vá a ligações e escolha a opção Gestor SIM.

Aí pode carregar na opção SIM 1 ou então recorrer ao botão que está logo à frente para ativar e desativar rapidamente.

receber chamadas smartphone Android

Retire e volte a inserir o cartão SIM

Se mudou para um novo dispositivo, verifique se inseriu corretamente o cartão SIM. Embora a bandeja SIM tenha sido concebida para evitar a inserção errada de um cartão SIM, não é uma ocorrência rara em dispositivos Android mais antigos com um painel traseiro amovível.

Quando inserido incorretamente, o seu smartphone Android não detetará o cartão SIM e apresentará um erro.

Reinicie o smartphone

Esta é talvez das coisas mais simples mas também a que mais resulta. Por vezes pode ficar algum processo preso que dê origem a problemas nas chamadas. Ao reiniciar tudo deverá voltar a funcionar como é devido.

Restaure as definições de rede

Um reset às definições de rede restaura uma série de funcionalidades relacionadas com a rede. Além de dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth, também repõe as definições de ligação à rede, como o modo de seleção da rede.

Na pesquisa das definições escreva Repor definições de rede. A seguir clique em Repor definições e já está.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.