Alerta WhatsApp Web: o seu número pode já estar na Internet!

Numa altura em que se fala tanto do WhatsApp, eis que esta plataforma volta a estar debaixo de fogo. Isto porque o WhatsApp Web, a versão que podemos utilizar a partir de qualquer browser, está a expor os números de telemóvel dos utilizadores. Isto porque tudo isso está a ser indexado pelo motor de pesquisa da Google. É por isso que surge este alerta sobre o WhatsApp Web. Mais vale utilizar a aplicação se estiver num PC ou Mac.

Alerta WhatsApp Web: o seu número pode já estar na Internet!

Apesar de muitas pessoas recorrerem apenas ao WhatsApp nos dispositivos móveis, outras pessoas utilizam o WhatsApp Web no PC quando estão no trabalho.

WhatsApp Web alerta

A propósito disto um investigador de segurança revelou algumas capturas de ecrã que mostram os números publicamente disponíveis na Internet.

Ele revelou que esta fuga de informação se deve ao WhatsApp Web.

Mas na realidade não é a primeira vez que se fala disto.

O clique para conversar ou em inglês, Click To Chat, é uma característica menos conhecida do WhatsApp que permite aos visitantes de um site conversarem com os operadores através da conhecida aplicação de conversação que pertence ao Facebook. Para o poderem fazer necessitam de digitalizar um determinado código QR para terem acesso à conversa.

No entatanto, de acordo com Athul Jayaram, um investigador que é especialista em descobrir bugs, descobriu que usar esta funcionalidade pode tornar público o número de telemóvel de uma pessoa. Escusado será dizer que isto é abrir a porta a todos os tipos de esquemas e ataques.

WhatsApp Web alerta

Os números dos utilizadores têm estado a ser expostos através do domínio wa.me que pertence ao WhatsApp. Ele armazena os meta dados do clique para conversar num endereço de URL. Uma vez que não existe qualquer medida para os motores de busca não indexarem estes resultados, eles ficam rapidamente disponíveis na Internet.

Este investigador explica que o número está totalmente visível no URL e alguém que lhe deite a mão fica a ter acesso ao seu número de telemóvel. Não há como o evitar.

WhatsApp Web alerta

Utilizando simplesmente a Google, foram descobertos 300 mil números públicos. Para além disso, tem-se também acesso a outra coisa para além do número. Falo em concreto da foto de perfil.

Esta questão foi relatada ao WhatsApp ainda no final de maio do ano passado e o problema foi metade resolvido. Digo metade porque já não é possível ver nada através do site, mas as informações continuam a estar na Internet.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Filme da Netflix paga milhões a L. DiCaprio e Jennifer Lawrence!

Tendo em conta que ainda este ano vamos receber vários filmes na Netflix, o melhor mesmo será revelar-lhe desde já um dos melhores a...

A Indústria Automóvel está a sofrer (muito) com a crise!

Como deve saber, a atual crise de produção de semicondutores afetou várias indústrias, como a dos smartphones, a de componentes para PCs, mundo dos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!