WhatsApp tem uma novidade nas mensagens! Vai usar?

De acordo com o site WABetaInfo, o WhatsApp, propriedade do Facebook, está a testar uma nova funcionalidade que vai permitir ao utilizador ver quantas vezes uma mensagem foi encaminhada. É mais uma novidade nas mensagens que poderá ser um aliado importante na guerra contra o spam e as fake news.

A atualização beta para a versão 2.19.80 já tem esta novidade nas mensagens!

Para que possa obter estas informações, o utilizador necessita de reencaminhar uma mensagem recebida. Depois tem de abrir a seção Informações da mensagem e os dados estão lá. Uma mensagem que foi reencaminhada cinco ou mais vezes receberá um selo que diz “Frequentemente encaminhada”.

novidade nas mensagens

Na prática, o WhatsApp está a adicionar esta funcionalidade para ajudar os utilizadores a verem por si próprios se uma determinada mensagem é spam. Na maioria dos casos, algumas mensagens que foram encaminhadas múltiplas vezes são spam ou podem ser “notícias falsas”.

Entretanto, esta não é a primeira medida que chega ao WhatsApp para combater notícias falsas ou spam. Recentemente foi imposto um limite no encaminhamento de mensagens até um máximo de cinco pessoas ou grupos. Claro que isto não é a bala mágica para resolver tudo. No entanto, em teoria, deve atrasar o processo das partilhas.

Entretanto esta empresa já afirmou que está à procura de novas formas de dar resposta a conteúdos virais.

De facto, as notícias falsas começam a ser um enorme problema na Internet. É cada vez mais comum depararmo-nos com as mortes falsas de algumas estrelas da música, cinema e televisão. Para além disso, quando se trata destes temas as partilhas são mais que muitas.

E em muitos casos não são só as partilhas de notícias de famosos. São também as invenções acerca da vida de alguém!

Na Índia até já houve pessoas a serem mortas por multidões devido a rumores falsos que foram sendo passados!

Já no Brasil onde o WhatsApp é muito popular, esta aplicação foi utilizada para passar muitos rumores durante as eleições de 2018 e também notícias falsas. Segundo algumas fontes, estes acontecimentos podem inclusivamente ter afetado os resultados das eleições.

De facto não se pode descurar a importância que as apps e as redes sociais têm na vida dos utilizadores. Basta lembrarmo-nos, por exemplo, do que tem sido falado acerca do Facebook, das eleições nos Estados Unidos e do suposto envolvimento da Rússia.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário