Hacker descobre uma falha no Tesla e ganha um Model 3

Muitas vezes as empresas recorrem a grupos de hackers para lhes darem uma ajuda nas questões de segurança. De facto, são iniciativas muito recorrentes. Por vezes levam estes ajudantes a ganharem dezenas e as vezes centenas de milhares de dólares quando encontram vulnerabilidades confirmadas. No último evento dedicado a hackers, o Pwn2Own, a Tesla aumentou a recompensa oferecendo um Model 3 a quem descobriu uma falha importante. De facto alguém descobriu uma falha no Tesla. Assim foi muito bem “calçado” para casa.

falha no Tesla

Falha no Tesla foi descoberta por uma equipa de dois elementos

De facto, a Tesla tem um historial bastante positivo no que diz respeito à interacção com a comunidade de hackers. No ano passado, aumentaram o pagamento máximo para qualquer vulnerabilidade reportada para 15.000 Euros. Esta semana, como referimos, no evento de hackers Pwn2Own, este fabricante levou as coisas ainda mais longe, ao oferecerem um Tesla Model 3 a qualquer pessoa que conseguisse obter acesso aos sistemas do carro.

falha no Tesla

O Pwn2Own é uma conferência anual de hackers e de segurança. Como o nome indica, se um hacker conseguir aceder a um dispositivo ao expor uma vulnerabilidade desconhecida anteriormente, ganha o próprio dispositivo e outros prémios comemorativos.

A Tesla, este ano, tornou-se na primeira fabricante automóvel a participar da conferência. No último dia do evento, alguém conseguiu vencer o desafio. É que dois hackers da equipa Fluoroacetate conseguiram infiltrar-se no sistema de infotainment do Tesla Model 3.

O par vencedor, Amat Cama e Richard Zhu, não revelou muitas informações.

A única coisa que revelaram é que eles introduziram “um bug JIT no renderizador” do browser do carro. Entretanto a Tesla agradeceu-lhes por exporem a vulnerabilidade e ofereceu um belo Model 3.

Acerca do envolvimento desta empresa no Pwn2Own, um dos responsáveis pelo Software de Veículos da Tesla, David Lau, afirmou que: “desenvolvemos os nossos automóveis com os mais altos padrões de segurança em todos os aspectos. O nosso trabalho com a comunidade de investigação de segurança é inestimável para nós”.

Em suma, os automóveis da Tesla estão agora mais seguros ao nível da possibilidade de sofrerem ataques.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub