WhatsApp: estão a roubar várias contas. Veja como impedir!

Nos últimos dias falámos muito do WhatsApp na Leak. Primeiro, porque foram impostos alguns limites para haver menos sobrecarga nesta plataforma. Depois pelas novidades que chegaram hoje à versão beta. Agora temos um aviso muito sério. Estão a roubar várias contas no WhatsApp colocando os donos delas em risco e também amigos e família.

WhatsApp: estão a roubar várias contas. Veja como impedir!

De acordo com o The Telegraph, algumas pessoas têm estado a roubar contas do WhatsApp através de um método chamado hack social. Este hack social é quando um atacante utiliza uma conta do Facebook, Instagram ou Telegram para contactar as vítimas passando-se por amigo ou familiar.

facebook, instagram, whatsapp, WhatsApp para Android tem mais, mensagens do Instagram, Falha no WhatsApp, WhatsApp roubar contas

O ataque com esta falha no WhatsApp começa com o código de verificação de segurança de seis dígitos que recebemos numa SMS enviada por esta plataforma. É aí que tudo fica feio.

Os utilizadores mal intencionados usam uma conta já atacada para entrarem em contato com as vítimas como se fossem amigos ou familiares. A comunicação pode ocorrer através de qualquer plataforma como o Facebook.

Assim, os atacantes fingem não ter recebido o código de verificação de segurança no número que indicaram por causa de problemas com o smartphone. Depois perguntam às vítimas se o podem receber, por eles. Claro que para isto as vítimas dão o número de smartphone aos criminosos. Logo a seguir os criminosos pedem o código que as vítimas receberam por SMS e pronto. Perderam o acesso à conta!

O problema não é completamente novo, já que alguns relatos mencionam problemas em 2018. No entanto, o recente aumento no uso do WhatsApp devido ao surto de coronavírus levou a que esta falha se espalhasse novamente com uma grande rapidez.

Como evitar este roubo?

Em primeiro lugar temos de estar sempre atentos e de pé atrás. Anda assim, o WhatsApp aconselha as pessoas a nunca cederem o seu código de verificação de segurança. Para além disso, será também boa ideia ativar a autenticação de dois fatores. Assim, já será muito difícil roubarem a sua conta com esta falha no WhatsApp.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário