WhatsApp: estão a roubar várias contas. Veja como impedir!

Nos últimos dias falámos muito do WhatsApp na Leak. Primeiro, porque foram impostos alguns limites para haver menos sobrecarga nesta plataforma. Depois pelas novidades que chegaram hoje à versão beta. Agora temos um aviso muito sério. Estão a roubar várias contas no WhatsApp colocando os donos delas em risco e também amigos e família.

WhatsApp: estão a roubar várias contas. Veja como impedir!

De acordo com o The Telegraph, algumas pessoas têm estado a roubar contas do WhatsApp através de um método chamado hack social. Este hack social é quando um atacante utiliza uma conta do Facebook, Instagram ou Telegram para contactar as vítimas passando-se por amigo ou familiar.

WhatsApp roubar contas

O ataque com esta falha no WhatsApp começa com o código de verificação de segurança de seis dígitos que recebemos numa SMS enviada por esta plataforma. É aí que tudo fica feio.

Os utilizadores mal intencionados usam uma conta já atacada para entrarem em contato com as vítimas como se fossem amigos ou familiares. A comunicação pode ocorrer através de qualquer plataforma como o Facebook.

Assim, os atacantes fingem não ter recebido o código de verificação de segurança no número que indicaram por causa de problemas com o smartphone. Depois perguntam às vítimas se o podem receber, por eles. Claro que para isto as vítimas dão o número de smartphone aos criminosos. Logo a seguir os criminosos pedem o código que as vítimas receberam por SMS e pronto. Perderam o acesso à conta!

O problema não é completamente novo, já que alguns relatos mencionam problemas em 2018. No entanto, o recente aumento no uso do WhatsApp devido ao surto de coronavírus levou a que esta falha se espalhasse novamente com uma grande rapidez.

Como evitar este roubo?

Em primeiro lugar temos de estar sempre atentos e de pé atrás. Anda assim, o WhatsApp aconselha as pessoas a nunca cederem o seu código de verificação de segurança. Para além disso, será também boa ideia ativar a autenticação de dois fatores. Assim, já será muito difícil roubarem a sua conta com esta falha no WhatsApp.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito...

O kit de memória RAM DDR5 mais estranho é da Galax

Hoje em dia, as fabricantes de componentes de alta performance para o mundo dos PCs, têm de arranjar designs interessantes na parte visual, mas...

Windows 11 igual ao Windows 10: Problemas nas impressoras!

É caso para dizer... Tal pai, tal filho! Afinal de contas, o Windows 11, que diga-se de passagem, está a ter um lançamento com...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!