Ainda existem razões para comprar um HDD em vez de um SSD?

Neste duelo cada vez mais antigo, o que ainda manda é o ‘Custo vs Espaço’, ainda assim, há outras coisas que temos de ter em conta. É que apesar do SSD ter um grande benefício na velocidade, quando começamos a comparar os restantes campos, é fácil perceber que os tradicionais HDD ainda têm muito para dar.

Ainda existem razões para comprar um HDD em vez de um SSD?

SSD vs HDD

É inegável que os SSDs são muito mais rápidos em relação ao tradicionais discos rígidos HDD, no entanto, se a velocidade não for um factor… Será que ainda faz sentido comprar um SSD?



Estas são algumas das tarefas em que os HDDs ainda cumprem muito bem a sua missão:

  • Backups
  • Streaming de Vídeo e Música
  • Partilha de Redes (NAS) – Normalmente, as redes apenas conseguem chegar ao 1Gb por segundo, por isso, não faz sentido algo super rápido.
  • Discos secundários, para instalação de programas (incluindo jogos) pouco usados
  • etc…

A verdade é que são muito poucos os utilizadores com orçamento limitado, por isso, existem casos em que faz mais sentido poupar no número ou tamanho dos SSDs super rápidos, para apostar em mais RAM ou melhor placa gráfica/CPU. Ou seja, em vez de comprar um SSD de 2TB ou 4TB, é possível comprar um SSD de 500GB ou de 1TB, apostando num HDD de 2TB, que fica a uma fracção do custo total.

Obviamente, se os SSDs continuarem a baixar de preço como até aqui, é provável que todas as razões aqui documentadas sejam mandadas para o lixo. Mas no mundo atual, ainda faz sentido apostar em HDDs para armazenamento puro e duro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário