Inicio Hardware Ainda existem razões para comprar um HDD em vez de um SSD?

Ainda existem razões para comprar um HDD em vez de um SSD?

Neste duelo cada vez mais antigo, o que ainda manda é o ‘Custo vs Espaço’, ainda assim, há outras coisas que temos de ter em conta. É que apesar do SSD ter um grande benefício na velocidade, quando começamos a comparar os restantes campos, é fácil perceber que os tradicionais HDD ainda têm muito para dar.

Ainda existem razões para comprar um HDD em vez de um SSD?

SSD vs HDD

É inegável que os SSDs são muito mais rápidos em relação ao tradicionais discos rígidos HDD, no entanto, se a velocidade não for um factor… Será que ainda faz sentido comprar um SSD?



Estas são algumas das tarefas em que os HDDs ainda cumprem muito bem a sua missão:

  • Backups
  • Streaming de Vídeo e Música
  • Partilha de Redes (NAS) – Normalmente, as redes apenas conseguem chegar ao 1Gb por segundo, por isso, não faz sentido algo super rápido.
  • Discos secundários, para instalação de programas (incluindo jogos) pouco usados
  • etc…

A verdade é que são muito poucos os utilizadores com orçamento limitado, por isso, existem casos em que faz mais sentido poupar no número ou tamanho dos SSDs super rápidos, para apostar em mais RAM ou melhor placa gráfica/CPU. Ou seja, em vez de comprar um SSD de 2TB ou 4TB, é possível comprar um SSD de 500GB ou de 1TB, apostando num HDD de 2TB, que fica a uma fracção do custo total.

Obviamente, se os SSDs continuarem a baixar de preço como até aqui, é provável que todas as razões aqui documentadas sejam mandadas para o lixo. Mas no mundo atual, ainda faz sentido apostar em HDDs para armazenamento puro e duro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Última hora: Xiaomi Mi 10 Ultra e a TV transparente vão chegar cá!

Esta semana a Xiaomi apresentou ao mundo os novos smartphones Xiaomi Mi 10 Ultra e Redmi K30 Ultra, para além de uma TV transparente...

Como as Casas Inteligentes vão Mudar a Sua Vida

A sua casa conforme a conhece está prestes a mudar. Não será tão-somente o aglomerado de matérias com os quais foi construída. É que...

Android tem os dias contados! O Google Fuchsia está mais perto

O Android, o Sistema Operativo Mobile mais popular do planeta, ainda tem muito para dar! No entanto, há sempre espaço para melhorar, especialmente nestes...

Xiaomi Mi Box acaba de receber o aguardado update

Lançada em 2016, a Xiaomi Mi Box foi a antecessora da Mi Box 4k ou do mais recente Mi TV Stick. Lembro que esta...

Filme de terror da Netflix deixa atriz de “Vis a Vis” irreconhecível!

As séries e filmes da Netflix acabam por muitas vezes por agarrar certos actores ou actrizes pertencentes a outras séries de sucesso na plataforma....