Ainda existem razões para comprar um HDD em vez de um SSD?

Neste duelo cada vez mais antigo, o que ainda manda é o ‘Custo vs Espaço’, ainda assim, há outras coisas que temos de ter em conta. É que apesar do SSD ter um grande benefício na velocidade, quando começamos a comparar os restantes campos, é fácil perceber que os tradicionais HDD ainda têm muito para dar.

Ainda existem razões para comprar um HDD em vez de um SSD?

SSD vs HDD

É inegável que os SSDs são muito mais rápidos em relação ao tradicionais discos rígidos HDD, no entanto, se a velocidade não for um factor… Será que ainda faz sentido comprar um SSD?



Estas são algumas das tarefas em que os HDDs ainda cumprem muito bem a sua missão:

  • Backups
  • Streaming de Vídeo e Música
  • Partilha de Redes (NAS) – Normalmente, as redes apenas conseguem chegar ao 1Gb por segundo, por isso, não faz sentido algo super rápido.
  • Discos secundários, para instalação de programas (incluindo jogos) pouco usados
  • etc…

A verdade é que são muito poucos os utilizadores com orçamento limitado, por isso, existem casos em que faz mais sentido poupar no número ou tamanho dos SSDs super rápidos, para apostar em mais RAM ou melhor placa gráfica/CPU. Ou seja, em vez de comprar um SSD de 2TB ou 4TB, é possível comprar um SSD de 500GB ou de 1TB, apostando num HDD de 2TB, que fica a uma fracção do custo total.

Obviamente, se os SSDs continuarem a baixar de preço como até aqui, é provável que todas as razões aqui documentadas sejam mandadas para o lixo. Mas no mundo atual, ainda faz sentido apostar em HDDs para armazenamento puro e duro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Pirataria: Depois do IPTV, o alvo são os serviços de VPN

Como deve saber, o fenómeno do IPTV Pirata continua bem vivo! Especialmente agora que a pandemia teve um grande impacto na maneira como consumimos...

Em 2022, apenas um iPhone vai chegar ao mercado sem 120Hz

A gama de smartphones iPhone 13 foi apresentada na semana passada, com os dois novos modelos 'Pro' a finalmente trazerem o tão desejado ecrã...

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!