Devo meter jogos e programas no SSD ou no HDD!?

O armazenamento SSD revolucionou o mundo dos PCs há alguns anos atrás, primeiramente com os primeiros discos SATA III e posteriormente pelos SSDs NVMe capazes de chegar aos 3.5GB/s, e ainda mais recentemente, os SSDs PCIe 4.0, que poderão chegar aos 9GB/s. Dito isto, pelos vistos, este tipo de armazenamento está agora pronto a revolucionar o mundo das consolas com a chegada do hardware de nova geração, na forma da PS5 e Xbox Series X, as primeiras consolas a chegar ao mercado com um SSD dedicado NVMe.

Dito isto, mesmo tendo em conta que os SSDs são agora super baratos e fáceis de arranjar (ao ponto de até já terem chegado às consolas). A verdade é que continuam a oferecer menos armazenamento em relação aos tradicionais discos HDD, sendo também significativamente mais caros.

Por isso, chega uma altura em que um utilizador normal fica com o SSD cheio, e começa a pensar se vale ou não a pena andar a perder tempo a mover ficheiros e programas, quando pode simplesmente instalar tudo no HDD (drive secundária) que ainda tem espaço disponível. O que claro está, levanta uma questão… Será que faz sentido instalar tudo no SSD, ou ainda há programas do dia a dia e jogos que não apresentam grandes melhorias?



Devo meter jogos e programas no SSD ou no HDD!?

SSD vs HDD

A resposta mais curta é também a mais simples, no caso dos jogos, é sempre preferível meter no SSD! De forma a usufruir de tempos de loading mais baixos. Algo que podemos também dizer para os programas mais pesados que possa utilizar no seu PC.

Mas existe uma outra resposta, um pouco mais longa… Ou seja, se por acaso tiver o SSD cheio ou quase cheio, apesar de existir uma queda de performance. Pode não ser uma queda assim tão significativa quanto isso, especialmente se forem programas que use bastante! Visto que o sistema operativo irá meter todos os ficheiros mais usados na cache da drive, de forma a que estes carreguem mais rapidamente.

Contudo, se possível, se realmente tiver o SSD quase cheio, verifique se a sua motherboard tem suporte a outro SSD NVMe, e vá rapidamente ver que preços encontra nas lojas do costume, como a GlobalData. Ao fim ao cabo, já irá conseguir encontrar drives SSD de 500GB super rápidas a menos de 100€.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário