SSD vs HDD – Porque são os SSD caros? Qual é a diferença?

Porque são os SSD caros? Qual é a diferença entre um SSD e um HDD? – Esta afirmação já foi mais verdadeira no passado, visto que os SSDs estão agora bastante mais baratos em comparação com o que podíamos encontrar nas prateleiras há 2 ou 3 anos atrás, nomeadamente os modelos mais lentos (SATA III -> 550 MB/s). Dito isto, as drives SSD são baseadas em memória NAND Flash, que ainda é algo bastante recente, especialmente quando temos em conta os anos em que tivemos os discos mecânicos (HDD) a dominar o mercado.

Mas para explicar o porquê da diferença de preço, temos de mencionar que tal e qual como qualquer outro aparelhos ‘Solid State’ (SSD -> Solid State Drive), existe uma percentagem de falhanço nas linhas de produção. Ou seja, alguns chips de memória irão apresentar defeito, o que irá fazer com que estas drives sejam vendidas em segmentos mais baixos. (Exemplo: Uma drive de 512GB, pode apresentar vários tipos de falhas na produção, acabando por ser vendida como uma drive de 256GB)

É basicamente a mesma coisa que a Intel faz na produção dos seus processadores! (Chips com menos capacidades ou áreas com defeito, levam partes desativadas, de forma a serem vendidos nas gamas Celeron, i3, i5, etc…)



Porque são os SSD mais caros? Qual é a diferença entre um SSD e um HDD?

SSD vs HDD

Portanto, em menos de duas décadas, a tecnologia que dá vida aos SSDs evolui forte e feio! Só para ter noção dos preços, um SSD de 16GB custava 10x mais na altura do seu lançamento do que aquilo que uma drive de 256GB custa agora. Tudo graças ao aumento dos níveis de produção e procura por parte do utilizador. Aliás, o preço vai continuar a descer, à medida que a velocidade aumenta e a necessidade dos utilizadores por mais e melhor também aumenta. (As novas consolas PS5 e Xbox Series X vão fazer aumentar imensamente a procura por este tipo de armazenamento)

- Advertisement -

Porque são os SSD mais caros? Apesar da evolução e baixa de preço, os SSDs ainda continuam mais caros que os velhinhos HDD! O que acaba por ser estranho, porque a produção de discos mecânicos baixou consideravelmente nos últimos anos, ainda assim, o preço também continuou a baixar.

No entanto, é fácil chegar à conclusão que a tecnologia que dá vida aos HDDs está neste momento super madura, devido ao facto de ter dominado o mercado doméstico durante quase 50 anos. Além disso, recebeu várias melhorias ao longo dos anos, sem grande custo de desenvolvimento. Afinal de contas, o mecanismo base sempre foi o mesmo. É basicamente por isso que o seu preço tem vindo a baixar, mesmo com a grande queda na procura.

SSD vs HDD – Qual é afinal a diferença para o utilizador comum?

Para o utilizador mais comum, não existe uma diferença super mega hiper significativa. Aliás, já passei por casos em que até o tempo de ‘boot’ de um PC antigo não diminuiu significativamente, após a troca do disco HDD para um novo SSD.

Exemplo -> Vamos imaginar uma pessoa com pouca experiência em PCs, que apenas irá utilizar o seu computador para ir à Internet ou escrever simples textos. Ter um SSD não vai ser uma vantagem tão significativa em comparação com um utilizador que precise de trabalhar a sério, ou queira jogar sem estar à espera que os dados sejam carregados na memória.

Ainda assim, apesar de existirem casos em que a diferença não é super significativa, a instalação de um SSD continua a ser um dos passos recomendados se por acaso se queixa de lentidão na sua máquina. Veja mais dicas em baixo:



Entretanto, quando começamos a falar de PCs que produzam trabalho a sério, os SSDs levam uma vantagem brutal, especialmente quando começamos a falar de SSDs NVMe (3.5 GB/s), especialmente os novos que já utilizam o standard PCIe 4.0 (4~5.5 GB/s).

Mas porquê é que isto acontece? Porque razão é o HDD muito mais lento?

Pois bem, ao contrário de um SSD, o mecanismo base de um HDD (Disco Mecânico) consiste no uso de uma cabeça de leitura que tem de ser movida para um ‘track’ específico, e posteriormente tem de esperar que o controlador encontre o setor no disco giratório para ler a informação e finalmente a levar para a memória do PC. Assim, se por acaso um ficheiro estiver dividido em vários sectores no disco, este processo tem de ser repetido até que a operação de leitura fique completa.

Muito resumidamente, a vantagem do SSD está no facto de não existirem partes móveis! Ou seja, a leitura pode ser feita de forma quase instantânea. Contudo, a escrita não é tão rápida quanto a leitura, porque é preciso verificar que espaços existem disponíveis, e se é necessário apagar informação assinalada como dispensável no controlador de memória.

Além disto, também existem outras diferenças notáveis, especialmente na durabilidade de ambos os produtos… O HDD ainda é mais fiável!

Apesar de tudo o que tem sido dito acerca do armazenamento SSD, um bom disco HDD continua a ser imensamente mais fiável, especialmente quando a hora da sua morte se aproxima. É que caso não saiba, um SSD pode ‘morrer’ de um momento para o outro! Levando consigo toda a informação que tinha armazenada.

Entretanto, um HDD vai oferecendo algumas dicas subtis de falhas, como ter dificuldades a arrancar quando liga o PC, produzir alguns sons estranhos, etc… É basicamente um aviso que talvez seja boa ideia passar a sua informação para outro disco.

Como se isto não fosse suficiente, um SSD tem também um limite físico para as vezes que pode escrever e apagar dada informação. Curiosamente, algo bastante similar às baterias dos telemóveis modernos. Um SSD tem um número fixo de ‘ciclos’, assim que escrever a informação num dado ‘sítio’, um dado número de vezes, acabou… Morreu!

Falo mais sobre isto aqui:


Porque são os SSD caros? Qual é a diferença entre um SSD e um HDD? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.