WhatsApp vai ter publicidade mesmo onde não devia!

O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. Dito isto, não é de estranhar que o Facebook, que atualmente detém esta aplicação, tenha andado nos últimos tempos a pensar numa forma de ganhar dinheiro com ele. Dito isto, a publicidade vai finalmente chegar e enquanto há locais para a exibir que já estão praticamente confirmados, até com imagens, outros não passam de rumores. Vamos então olhar primeiro para o que é certo e depois para os outros locais do WhatsApp que também deverão receber publicidade, que em alguns casos pode ser mais intrusiva.

WhatsApp vai ter publicidade mesmo onde não devia!

A primeira confirmação quase certa chega das mãos do entusiasta Matt Navarra. Dito isto, ele recorreu ao Twitter para mostrar que um dos primeiros sítios no WhatsApp a receber publicidade são as stories. Isto é muito semelhante ao que acontece no Instagram e no próprio Facebook como revela a imagem abaixo. Esta aparição deverá chegar ainda este ano. Isto era algo que a maioria dos utilizadores já poderiam tomar como garantido. No entanto há locais onde ninguém estava à espera.

WhatsApp publicidade

No entanto, não me choca muito, porque a maioria das pessoas utiliza o WhatsApp diretamente para mandar mensagens e comunicar e só mais raramente é que nos pomos a ver os estados, pelo menos no meu caso.

Se nas stories até escapa, existem outros locais onde pode incomodar muito mais…

O problema é que de acordo com as informações que circulam na Internet a publicidade não se vai resumir ao estado. De facto, ela poderá estar presente noutros dois locais e nesses sim é bastante mais incomodativo.

Um dos locais para a publicidade no WhatsApp que está a ser estudado é aparecer um pequeno banner na janela principal que pode funcionar de duas formas. Ou surge no topo ou na parte inferior, ou no meio dos diversos chats. Ainda assim a primeira hipótese de surgir no topo ou na parte debaixo é mais provável.

A outra hipótese que está a ser estudada é a publicidade aparecer mesmo nas conversas. Aqui poderia funcionar de duas formas. Ou teremos também um banner a aparecer na parte inferior ou superior, ou a publicidade pode aparecer mesmo no meio da conversa. Por exemplo, se no Google pesquisámos por um determinado restaurante ou no Facebook, poderia aparecer publicidade a ele no meio da conversa.

WhatsApp publicidade

Haveria também uma opção mais intrusiva que seria falarmos de um determinado termo e aparecer publicidade relacionada com isso. No entanto obrigaria a grandes alterações nos termos e condições do WhatsApp e levantaria muitas questões de privacidade.

O perigo da publicidade

Como referi inicialmente não é de estranhar que o Facebook queira ganhar dinheiro com uma das aplicações de mensagens mais usada no mundo. Até porque ela tem enormes custos de operação. Ou seja, era uma novidade esperada. O que é preciso muito cuidado é na forma como a publicidade será implementada e onde. É que se por algum motivo o WhatsApp receber publicidade que vá incomodar as pessoas, o Telegram está à espreita e cada vez mais a conquistar utilizadores.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também