Inicio Android WhatsApp vai ter publicidade mesmo onde não devia!

WhatsApp vai ter publicidade mesmo onde não devia!

O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. Dito isto, não é de estranhar que o Facebook, que atualmente detém esta aplicação, tenha andado nos últimos tempos a pensar numa forma de ganhar dinheiro com ele. Dito isto, a publicidade vai finalmente chegar e enquanto há locais para a exibir que já estão praticamente confirmados, até com imagens, outros não passam de rumores. Vamos então olhar primeiro para o que é certo e depois para os outros locais do WhatsApp que também deverão receber publicidade, que em alguns casos pode ser mais intrusiva.

WhatsApp vai ter publicidade mesmo onde não devia!

A primeira confirmação quase certa chega das mãos do entusiasta Matt Navarra. Dito isto, ele recorreu ao Twitter para mostrar que um dos primeiros sítios no WhatsApp a receber publicidade são as stories. Isto é muito semelhante ao que acontece no Instagram e no próprio Facebook como revela a imagem abaixo. Esta aparição deverá chegar ainda este ano. Isto era algo que a maioria dos utilizadores já poderiam tomar como garantido. No entanto há locais onde ninguém estava à espera.

WhatsApp publicidade

No entanto, não me choca muito, porque a maioria das pessoas utiliza o WhatsApp diretamente para mandar mensagens e comunicar e só mais raramente é que nos pomos a ver os estados, pelo menos no meu caso.

Se nas stories até escapa, existem outros locais onde pode incomodar muito mais…

O problema é que de acordo com as informações que circulam na Internet a publicidade não se vai resumir ao estado. De facto, ela poderá estar presente noutros dois locais e nesses sim é bastante mais incomodativo.

Um dos locais para a publicidade no WhatsApp que está a ser estudado é aparecer um pequeno banner na janela principal que pode funcionar de duas formas. Ou surge no topo ou na parte inferior, ou no meio dos diversos chats. Ainda assim a primeira hipótese de surgir no topo ou na parte debaixo é mais provável.

A outra hipótese que está a ser estudada é a publicidade aparecer mesmo nas conversas. Aqui poderia funcionar de duas formas. Ou teremos também um banner a aparecer na parte inferior ou superior, ou a publicidade pode aparecer mesmo no meio da conversa. Por exemplo, se no Google pesquisámos por um determinado restaurante ou no Facebook, poderia aparecer publicidade a ele no meio da conversa.

WhatsApp publicidade

Haveria também uma opção mais intrusiva que seria falarmos de um determinado termo e aparecer publicidade relacionada com isso. No entanto obrigaria a grandes alterações nos termos e condições do WhatsApp e levantaria muitas questões de privacidade.

O perigo da publicidade

Como referi inicialmente não é de estranhar que o Facebook queira ganhar dinheiro com uma das aplicações de mensagens mais usada no mundo. Até porque ela tem enormes custos de operação. Ou seja, era uma novidade esperada. O que é preciso muito cuidado é na forma como a publicidade será implementada e onde. É que se por algum motivo o WhatsApp receber publicidade que vá incomodar as pessoas, o Telegram está à espreita e cada vez mais a conquistar utilizadores. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...

(Especial) A LG ‘estranha’ está de volta! E ainda bem!

Quando estamos inseridos numa indústria como a tecnológica, nomeadamente a de smartphones, começa a ser um pouco aborrecido ver aparelhos que são no fundo...

Duplo de Vin Diesel quase morreu em Fast And Furious 9! Como?

Quando os filmes de ação tentam transparecer ao máximo o realismo que existe nas cenas, é óbvio que algo de perigoso está a ser...

Apple Watch Series 6: Rastreio de SpO2 ainda na fase inicial?

O Apple Watch Series 6 aperfeiçoou muitas das funcionalidades do seu antecessor. Afinal de contas, tem um ecrã “Always On” mais brilhante, um processador...