WhatsApp: novidade traz backups encriptados e com password!


O WhatsApp irá trazer backups de conversas encriptados e protegidos por password para o iCloud e o Google Drive. A nova atualização, que supostamente estará já em andamento, permitirá que os utilizadores protejam os seus backups. Assim, iremos ter a opção de definir uma password, evitando acessos não autorizados. Atualmente, as conversas do WhatsApp são encriptadas diretamente nos smartphones. Mas depois de fazermos os backups as conversas já não o são, colocando em risco a nossa privacidade. Portanto, esta tem sido uma preocupação de muitos defensores da privacidade.

Novidades

Entretanto, o famoso entusiasta de recursos do WhatsApp, o WABetaInfo relatou que o recurso de backups na nuvem encriptados e protegidos por password estará em desenvolvimento. Por isso, o novo recurso pode ser visto através de alguns prints que mostram como poderá funcionar na aplicação.

WhatsApp
Créditos: Twitter/WABetaInfo

Para evitar o acesso não autorizado ao nosso backup na drive ICLOUD, PODEMOS definir uma password que será usada para encriptar backups futuros. ESTA password será necessária quando restaurar o backup.

Diz a descrição da primeira imagem.

Android e iOS

Curiosamente, a atualização provavelmente estará disponível para backups do Google Drive e do iCloud Drive. Portanto, os utilizadores não irão conseguir recuperar as passwords esquecidas.  Assim, para confirmar a proteção por password para os backups, serão obrigados a inserir o número de telefone.

Além disso, o recurso de backup na nuvem do WhatsApp já existe há algum tempo. No entanto, a plataforma de mensagens não habilitou backups na cloud com encriptação ponto a ponto, que encripta o conteúdo enquanto ele vai de um ponto para o outro.

Por último, e além de backups na nuvem, WABetaInfo refere que os backups locais no Android também serão compatíveis com a nova atualização. Portanto, isto significa que também poderemos aplicar a proteção por password aos backups que guardamos localmente nos telemóveis Android. O WhatsApp não permite backups locais no caso dos iPhones.

Em suma, estamos perante uma excelente novidade para a aplicação WhatsApp. Afinal, desta forma, poderemos imaginar que num futuro próximo, teremos também suporte para Face ID e impressão digital como substituto das aborrecidas passwords.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também