WhatsApp: resolva agora os problemas com a cópia de segurança!

O WhatsApp é sem dúvida uma excelente plataforma para comunicarmos. No meu caso posso dizer que tenho metade da vida lá. Não só as imagens que vamos trocando com famílias e amigos como diversas mensagens de trabalho e inclusivamente ficheiros importantes. É por esse motivo que a cópia de segurança no WhatsApp não pode falhar. É que se algo corre mal e perdemos o nosso smartphone ficamos sem nada. Isto pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Ora baseando-nos nas indicações do conhecido site WABetainfo vamos então explicar-lhe o que pode fazer para resolver os problemas, tanto no Android, como no iOS.

WhatsApp: resolva agora os problemas com a cópia de segurança!

WhatsApp: resolver os problemas no Android

Existem essencialmente quatro problemas que podem afetar a cópia de segurança do WhatsApp no Android.

A primeira queixa surge quando a cópia de segurança nunca termina ou é automaticamente cancelada. Isto poderá ser um problema com o funcionamento em segundo plano no seu smartphone Android. Se tiver um problema semelhante, certifique-se que a otimização da bateria relativa ao WhatsApp está desligada. De facto, é o que mais problemas causa.

WhatsApp cópia de segurança

Outras pessoas queixam-se que a preparação da cópia de segurança leva tempos infinitos. Normalmente quem fala disto está no Android 11. No entanto, ainda não se conseguiu perceber se isto é um problema no Android 11 ou está presente em todas as versões anteriores. Aqui a solução é também desativar a otimização da bateria.

WhatsApp cópia de segurança

O backup fica preso nos 99%. Aqui não há grande milagre. A única solução são as tentativas. Dito isto, tente fazer novamente o backup, pelo menos, duas ou três vezes e veja se o problema ficou resolvido.

Se por outro lado voltou a instalar o WhatsApp e não consegue ver o backup anterior certifique-se que está a usar a conta Google certa. Se está e já confirmou então saia e entre novamente. Isto ajuda na maioria dos casos e as pessoas que não estavam a conseguir, voltaram a aceder à cópia de segurança anterior.

WhatsApp: resolver problemas no iOS

Muitos utilizadores queixam-se que a cópia de segurança do WhatsApp no iOS pára de repente. Ora na maioria dos casos isto parece estar relacionado com o espaço de backup na iCloud. É que por vezes não nos apercebemos que a conta está cheia. Ou mesmo que não esteja, vamos precisar de bastante espaço.

WhatsApp cópia de segurança

Outros referem que não é possível aceder-se ao backup anterior depois de reinstalar o WhatsApp. Tem de ver quais as permissões que estão atribuídas ao WhatsApp. Nomeadamente se esta aplicação tem permissão para ver os ficheiros no iCloud. Para isso basta ir às definições do iPhone > iCloud e depois WhatsApp. Se isto já estiver ativado verifique se está a utilizar o Apple ID correto.

WhatsApp cópia de segurança

Por outro lado se conseguiu restaurar o histórico mas não vê os ficheiros multimédia a situação é diferente. É uma questão no WhatsApp que anda por aí há bastante tempo. Normalmente acontece quando temos muitos conteúdos para restaurar. Claro que podemos sempre tentar reinstalar e restaurar. As vezes resolve. Mas não é garantido. Caso não dê não haverá muito a fazer. É por esse motivo que o site WABetainfo recomenda tantas vezes que se faça backup e restauro de tudo através do iCloud. É verdade que vai restaurar tudo quando se comprar um iPhone novo ou trocarmos. Mas pelo menos não vai perder nada.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também