Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

VLC 4.0 chega com nova interface e muitas funcionalidades

O VLC é uma aplicação espetacular para lidar com conteúdos multimédia. De facto, não me lembro da altura em que o comecei a utilizar. Parece que esteve sempre presente. Agora esta aplicação vai ficar ainda melhor. Não falamos apenas das novidades que vão chegar a nível visual mas também internamente. Vamos então olhar para as novidades do VLC 4.0.


Leia também

VLC – Nova atualização traz suporte ao Apple AirPlay


Uma coisa é certa, o novo VLC 4.0 vai aproveitar da melhor forma as caraterísticas do novo hardware. 

Foi num encontro europeu de programadores open-source que a VLC partilhou uma visão da nova versão. Assim vamos ter um novo sistema de navegação por diversos conteúdos multimédia, suporte para realidade virtual e reprodução de vídeo 3D. A isto juntam-se diversas funcionalidades de saída de vídeo.

VLC 4.0

Já que falamos em saídas de vídeos, os utilizadores vão poder utilizar sistemas de realidade virtual como o Vive e os Oculus Rift para verem conteúdos no VLC. Dito isto, para além do suporte da realidade virtual e dos vídeos a 360º chega o suporte para diversas tecnologias de áudio 3D.

Biblioteca multimédia ao estilo Android

Para quem utiliza o sistema operativo Android esta biblioteca não é de todo desconhecida. De facto é o mesmo sistema, agora no Windows. A propósito disto, a VLC partilhou algumas capturas de ecrã para a nova interface. Assim, revelou como funciona a navegação por diversos conteúdos multimédia. Tudo o que venha facilitar a vida ao utilizador são sempre boas notícias!

Os utilizadores Linux também não foram esquecidos

Quem usa o sistema operativo Linux vai receber adaptações Gnome e KDE da nova interface. O suporte para o Wayland será uma caraterística do VLC 4.0, bem como o uPnP e a saída AirPlay.

VLC 4.0

Claro que todas estas evoluções significam também cortes com o passado. Assim algumas plataformas serão abandonadas. Dito isto, só teremos suporte a partir do Windows 7, MacOS 10.10, Android 4.2 e iOS 9. Entretanto os utilizadores Linux já vão ter suporte para OpenGL.

Entretanto se não quer ficar à espera da versão final do VLC 4.0, pode descarregar a versão beta aqui.

Para facilitar o trabalho deixo aqui as ligações diretas, de acordo com o sistema operativo que tiverem.

Descarreguem sempre a versão que está na pasta Last. Se necessitarem de ajuda utilizem os comentários.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também