Os fabricantes de dispositivos móveis estão sempre à procura de novas formas de economizarem bateria nos seus dispositivos. Uma solução controversa que a Huawei implementou para atingir esse objetivo é matar quase todos os processos de aplicações em segundo plano, sempre que possível. Este comportamento não combina bem com aplicações como o VLC que necessitam de ficar a correr em segundo plano para funcionar.
Na manhã de quarta-feira, a VideoLAN, que cria e mantém o VLC, anunciou no Twitter que está a bloquear os smartphones da Huawei, como já tinha sido referido pelo site FrAndroid. Como se pode ver no tweet abaixo e segundo esta empresa, a política da Huawei de eliminar apps em segundo plano impede que a reprodução de áudio em segundo plano do VLC funcione.
A VideoLAN provavelmente está a avançar com a proibição devido ao número de reclamações que recebe nos fóruns e que também são colocados na Google Play Store.
PSA: @HuaweiMobile phones are now blacklisted and cannot get VLC on the Play Store.
Their ridiculous policy of killing all background apps (except their own) breaks VLC audio background playback (of course).
See https://t.co/QzDW7KbV4I and many other reports…@HuaweiFr— VideoLAN (@videolan) 25 de julho de 2018
Entretanto num novo tweet a VideoLAN afirma que nem todos os dispositivos Huawei foram banidos do download do VLC. Embora a empresa não tenha especificado nenhum modelo, afirmou que essa lista negra afetaria apenas os telefones “recentes”.
A boa notícia é que se gosta do VLC e por algum motivo não consegue fazer o download através do Google Play Store, pode fazê-lo através da página oficial da aplicação. O único “downside” é que não vai receber atualizações. Tem um Huawei? Download disponível aqui.