Veículos elétricos têm um grave problema escondido!

Os veículos elétricos estão a gerar cada vez mais interesse por parte dos utilizadores. Disso ninguém duvida. Sobretudo porque nos últimos tempos têm vindo a ser descontruídos vários mitos que não correspondiam minimamente à realidade. No entanto, nem tudo é um mar de rosas. É que os veículos elétricos podem significar um grave problema escondido. Falo, em específico, de ataques aos postos de carregamento que teoricamente podem permitir o acesso ao motor, comprometer a segurança e até desativar um automóvel por completo. Serão estes os grandes ataques num futuro muito próximo?

Veículos elétricos têm um grave problema escondido!

Os postos de carregamento na Europa e no mundo têm crescido a olhos vistos. Por exemplo, a Noruega construiu uma rede de 17 mil pontos e os Estados Unidos vão investir mais de 5 mil milhões de dólares no mesmo. Em Portugal também há muitos apoios neste sentido. Ainda assim há algo que está a ser muito desconsiderado e que representa um verdadeiro perigo. Os ataques aos postos de carregamento.

Como refere a empresa de segurança Check Point Software, quando os utilizadores carregam os seus veículos, existe também uma ligação de dados entre o veículo e o servidor da empresa que gere o posto. As estações de carregamento estão ligadas à Internet e, como qualquer outro dispositivo IoT, são vulneráveis às ações dos cibercriminosos. Se um hacker conseguir ter acesso a um centro de carregamento, isto pode ter consequências graves.

Logo à partida isto representa um grande risco para a segurança do utilizador. Teoricamente, através de um ponto de carregamento, um criminoso pode aceder ao sistema de gestão do motor de um veículo e ou comprometer a segurança, o desempenho ou desativar o veículo por completo. Imagine que o veículo em questão fosse uma ambulância. Aí os atrasos podem constituir uma ameaça à vida.

- Advertisement -

tesla model 3, elétrico

Para além disso têm a possibilidade de derrubar com alguma facilidade uma rede inteira de centros de carregamento. Para isso bastará uma pequena vulnerabilidade num dispositivo.

Mas há mais. Para além de poderem encerrar uma rede de hubs de VE, os hackers teriam acesso ao software de gestão dos operadores e poderiam atacar através de ransomware com os consequentes danos financeiros e de reputação.

Por fim podem também comprometer sistema de pagamento.

Os ataques aos veículos estão a aumentar

Muitos veículos são atualmente computadores sobre rodas. Isto abre um novo potencial de ameaças. Só para se perceber a dimensão disto, no Reino Unido há uma média de 979 ataques por semana!

Tesla nova atualização 2019.8.3

Olhando para isto não demorará muito até que se note o potencial de atacar as estações de carregamento dos VE, pelo que é fundamental que as tecnologias mais recentes e mais ecológicas sejam protegidas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.