Inicio Especiais USB-C: Apesar das suas qualidades... Está a ser um autêntico 'fail'

USB-C: Apesar das suas qualidades… Está a ser um autêntico ‘fail’

USB-C: Apesar das suas qualidades… Está a ser um autêntico ‘fail’ – O connector que devia ser o rei de todos os connectores, está no fundo, a ser o bobo da festa! E a culpa, é provavelmente dos fabricantes.

Quando a Apple lançou os modelos do MacBook Pro, com o novo design, abriu uma autêntica caixa de pandora.

Primeiro foram as críticas, depois os elogios, e por fim… A desilusão.

A ideia era muito simples! Começar a usar um standard que iria tornar tudo mais simples

USB-C

Primeiramente, a ideia era implementar um cabo, que poderia ser usado em todos os aparelhos, quer seja para output de imagem, carregamento, transferência de dados, o que for necessário.

Portanto, com o USB-C, tivemos também acesso ao carregamento via USB.

Aliás, com este cabo, é possível atingir de 100W de potência (USB-C para USB-C). O que no fundo, deveria eliminar várias soluções proprietárias. (Nomeadamente, os muitos carregadores que vemos no mercado de portáteis)

Isto eliminaria o problema que é, um carregador de portátil ou telemóvel, ficar inutilizado com um cabo ‘rasgado’ ou não funcional. E posteriormente, ter de ir à marca pagar centenas de euros por uma reparação, ou um carregador novo!

Assim, bastaria trocar o cabo USB-C, por um novo, e tudo ficaria bem.

Só coisas boas não é? Sim, mas os fabricantes não estão a achar muita piada!

USB-C

Por exemplo, a OnePlus, que até é uma marca com vários fãs. Lança os seus smartphones com carregadores USB-C… Mas são USB-C para USB-A.

Além disso, o cabo é fabricado com pinos extra, para o suporte de carregamento rápido ‘DASH Charge’ e ‘WARP Charge’.

O que é muito giro! Mas quando liga o OnePlus 6T a outro carregador qualquer, este acaba por não seguir os protocolos normais, e fica ‘capado’ a 12W.

Este é apenas um exemplo, há muitos mais fabricantes a fazer o mesmo.

Adeus ‘Audio Jack‘ de 3.5mm

A maioria dos fabricantes, já desistiu de implementar o antigo ‘Audio Jack’ dos seus smartphones. Para dar ênfase à música sem fios.

No entanto, é ainda possível usar um adaptador USB-C para 3.5mm… Ou será que não?

Nem todos os adaptadores irão funcionar no seu smartphone ou tablet! Isto, quando estamos a falar de USB-C, que supostamente era a conexão que servia para tudo e para todos os casos.

Curiosamente, até a Apple falhou na implementação!

USB-C

Como mencionei no início deste artigo, foi a Apple que começou com a loucura do USB-C. Contudo, também falhou na sua implementação… Ao juntar o conector à sua tecnologia proprietária Lightning!

Forçando assim os consumidores a comprar apenas cabos Apple, ou dos seus parceiros autorizados.

USB-C: Nem todos os cabos são iguais!

Infelizmente, o mercado de cabos é uma autêntica confusão… Não pode simplesmente pegar num cabo, pagar e ir para casa.

Nem todos os cabos USB-C, irão conseguir transferir dados, vídeo, audio ou energia, ao mesmo tempo. É preciso ter em atenção, as especificações de cada cabo, senão pode muito bem estar apenas a deitar dinheiro à rua.

Em suma, a adoção do conector USB-C é algo que não faz qualquer sentido!

Afinal de contas, qual é o sentido de vender um carregador, com um cabo USB-A para USB-C…? Porquê é que continuamos a dar primazia ao conector USB-A? Porque não, apenas USB-C?

Em vez de as coisas terem melhorado, apenas pioraram… Talvez seja melhor voltar aos tempos do MicroUSB e USB-A… Pelo menos, existia menos confusão, e as coisas funcionavam com qualquer cabo.


Qual é a sua opinião sobre este assunto? Partilhe-a connosco nos comentários em baixo! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Huawei Mate 40: os preços loucos acabam de ser revelados!

Faltam poucos dias para ficarmos a conhecer tudo acerca da gama Huawei Mate 40. Pelo menos de forma oficial. Dito isto, vamos poder contar...

Chuva está a arrancar a parte traseira do Tesla Model 3

A Tesla veio a público admitir que um problema de montagem nos Tesla Model 3 leva estes veículos a perderem um painel da carroçaria...

Samsung Galaxy A51 já está a receber o One UI 2.5

Em Agosto, a Samsung lançou a gama Galaxy Note 20. Para além de todas as novidades trazidas pelos novos smartphone, também ficámos a conhecer...

Update do Windows 10 vai resolver grande problema dos PCs!

O Windows 10 está a preparar-se para um update que vai resolver um grande problema dos PCs. De facto, é uma situação que se...

Os SSDs vão (finalmente) revolucionar o mundo dos jogos!

Como deve saber, as consolas de nova geração vão chegar ao mercado equipadas com SSDs super rápidos... Uma tecnologia que já temos no mundo...