Inicio Android Usar launchers alternativos no Android Q vai ser um problema!

Usar launchers alternativos no Android Q vai ser um problema!

Há muitos utilizadores que gostam de apostar em launchers alternativos para obterem uma nova experiência com o smartphone. É quase como se mudassem de telefone, mas sem mudarem. Eu gosto muito das interfaces dos principais fabricantes, quer seja a Xiaomi, a Huawei ou a Samsung. No entanto, por vezes, gosto de utilizar o Nova Launcher. Para mim é um dos melhores launchers alternativos. O problema é que se eu o quiser fazer no novo Android Q vou perder algumas funcionalidades.

Usar launchers alternativos no Android Q vai ser um problema!

A título de exemplo, a Google decidiu bloquear, por exemplos, as opções de navegação por gestos para quem utilizar launchers alternativos no Android Q. Isto foi descoberto pelo programador Charizarlslie que tinha falado no Reddit acerca dos novos gestos que estão integrados no novo sistema operativo da Google.

launchers alternativos

Ou seja. Conforme referi acima se instalarmos o Nova ou outro qualquer launcher a partir da Play Store e o passarmos a utilizar, o Android Q vai emitir um aviso a referir que o sistema de navegação foi atualizado. Se logo a seguir formos analisar as opções disponíveis, vamos dar conta que as possibilidades de navegação estão desativadas. Pelo menos, as que permitem ativar os gestos.

Isto não significa que vamos perder os gestos. Se o launcher que estamos a usar tiver essa opções, mesmo que funcione de uma forma um pouco diferente, vamos poder utilizá-los. O mais que pode acontecer é eles não funcionarem tão bem, quanto os do sistema operativo da Google.

Isto leva-nos a uma questão. Mas porque é que a Google tomou esta decisão? Tem medo dos launchers adicionais? Receia problemas de segurança?

Eventualmente não. O principal objetivo do gigante dos motores de busca passa por garantir uma experiência consistente em todo o sistema operativo. Os launchers, por vezes, podem afetar isso. Para além disso, é mais uma coisa a ocupar memória, embora isso não deva ser um grande problema, olhando para a configuração da maioria dos smartphones da atualidade.

Quer ver um vídeo que revela este bloqueio? Veja aqui no site Android Police. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...