Trump pode não conseguir levantar as restrições à Huawei!


Por em

A saga Estados Unidos contra China e contra a Huawei ficou a conhece agora um novo capítulo. É que a administração Trump pode não ser capaz de levantar as restrições à Huawei. Isto é, sem o consentimento expresso do Congresso. Esta informação surge numa altura em que um grupo de senadores quer aprovar uma legislação que limita o poder de Trump: The Defending America’s 5G Future Act.

Trump pode não conseguir levantar as restrições à Huawei!

Se a legislação for aprovada, isto significa que o Departamento de Comércio dos EUA não poderá remover a gigante de tecnologia chinesa da sua “Lista de Entidades”. É efetivamente uma lista negra. Dito isto, as empresas que se encontram nesta lista exigem aprovação expressa para adquirirem tecnologia dos EUA. Assim é sem dúvida uma má notícia para a Huawei.

Huawei Android

Os senadores e legisladores que assinaram o projeto lei tentam impedir que empresas chinesas como Huawei e ZTE entrem no mercado norte-americano de 5G. Anteriormente, o senador Mark Rubio discordou publicamente da medida de aliviar as restrições à Huawei. Chegou mesmo a chamar-lhe “um erro catastrófico”.

Eis o que o senador Mitt Romney que quer aprovar a nova legislação disse acerca disto:

“Necessitamos de um esforço conjunto para enfrentar a ameaça que a China representa para a segurança nacional dos EUA. Isto ao nível da propriedade intelectual e tecnologia. A nossa lei proíbe que empresas sediadas nos EUA façam negócios com a Huawei até que ela deixe de representar mais uma ameaça à segurança nacional ”.

Na prática o que se passa é isto. Os senadores ainda sentem, como um todo, que empresas chinesas como a Huawei e até mesmo a ZTE, com o seu potencial de 5G, representam uma ameaça significativa à segurança nacional dos EUA. Chegam mesmo a reiterar a crença de que a Huawei tem laços com o governo chinês.

Na prática isto significa que o problema entre os Estados Unidos, Huawei e China pode não ser assim tão simples de resolver como se esperava. Claro que este projeto lei pode não ser aprovado. No entanto, ainda vai correr muita tinta.

Entretanto o que acham disto? Mais problemas ou a solução será bem simples?

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Galaxy Note 10 – Tudo o que sabemos até agora!

Wonderboom 2: A coluna bluetooth indicada se quer um verão a bombar

Seguinte