Foi por isto que troquei definitivamente o Google Maps pelo Waze!

Quando se trata de mapas e navegação, provavelmente quer uma aplicação que o leve do ponto A ao B o mais rapidamente possível e evite o trânsito, a polícia ou acidentes. Foi depois de experimentar várias coisas que troquei definitivamente o Google Maps pelo Waze.

Foi por isto que troquei definitivamente o Google Maps pelo Waze!

O que é o Waze?

Provavelmente já utilizou o Google Maps no Android, iOS ou Apple Maps e, apesar de o Waze existir desde sempre, muitos ainda não o experimentaram. De facto, já me aconteceu fazerem-me várias vezes a pergunta, mas o que é o Waze? O Waze é uma aplicação de mapas, navegação e trânsito em tempo real que também funciona com o Android Auto ou o CarPlay. Imagine o Google Maps, mas com dados em tempo real da estrada exata em que está a conduzir e de outras pessoas na estrada em simultâneo.

A Google adquiriu o Waze em 2013 e tem mantido as duas aplicações separadas, mas está repleta de funcionalidades fantásticas. A aplicação reúne dados da sua comunidade de utilizadores e funciona como os seus olhos e ouvidos na estrada. Se o carro que circula 10 minutos à sua frente encontrar detritos ou outros problemas, ele notifica a aplicação. Depois, receberá uma notificação quando se aproximar do local. Pense nisso, mas com tudo o que encontra enquanto conduz, desde radares a curvas apertadas e outros perigos na estrada. É esse o poder do Waze.

passar para o Waze, Google Maps e Waze, Foi assim que nasceu a seta do Google Maps e do Waze!, Google Maps pelo Waze

A aplicação oferece direções com navegação curva a curva, diferentes opções de voz, locais de carregamento de veículos eléctricos e a opção de evitar portagens.

Desde que a Google comprou o Waze, as actualizações não abrandaram. As funcionalidades recentes incluem alertas adicionais para portagens e curvas perigosas, e até diz para ter cuidado nos próximos cruzamentos ou estradas propensas a acidentes.

Quando descarregar o Waze pela primeira vez, começará como um “Wazer bebé”. Quanto mais comunicar acidentes, a polícia ou problemas na estrada, mais pontos ganha. Eventualmente, será um Wazer de topo e a aplicação confiará nos relatórios que partilhar. É quase como transformar isto tudo num jogo.

Perigos e condições da estrada

O Waze é uma aplicação de navegação GPS baseada na comunidade que utiliza informações de crowdsourcing para informar os utilizadores sobre tráfego em tempo real, perigos, encerramento de estradas, radares de trânsito da polícia e muito mais. Alerta-o sobre a presença de polícias na estrada para que tenha tempo de abrandar, notifica-o de acidentes ou reencaminha os condutores para evitar atrasos.

Com o Google Maps, obtém o percurso mais rápido quando começa, mas depois de se fazer à estrada, está por sua conta. No que diz respeito ao Waze, este monitoriza constantemente as condições da estrada e atualiza todos os aspectos da sua viagem em tempo real. E se ficar preso num engarrafamento ou num atraso, também lhe dirá aproximadamente quanto tempo vai ficar lá parado. Pode até enviar mensagens a outros Wazers, como a alguém que esteja à sua frente no mesmo engarrafamento.

Mas o que realmente me fez trocar o Google Maps pelo Waze é o tempo e potenciais multas por excesso de velocidade que me poupou enquanto viajava. Na CRIL muitas vezes reencaminha para uma estrada paralela contornando o engarrafamento.

O Waze é gratuito?

Sim, o Waze é gratuito, mas ocasionalmente verá anúncios. No entanto, eles não são horríveis. O Waze não lhe atira anúncios enquanto conduz, mas se parar num sinal vermelho, pode partilhar informações úteis sobre bombas de gasolina ou restaurantes de fast food nas proximidades. O anúncio é relativamente grande, ocupando cerca de 25% da parte superior do ecrã, mas desaparecerá assim que voltar a conduzir.

Google Maps vs Waze: Qual é o melhor?

Então, qual é a melhor aplicação de mapas e navegação? No geral, acho que o Waze é a melhor opção. Embora o Google Maps tenha certamente mais funcionalidades, toneladas de dados de mapas, diferentes níveis de terreno e informações intermináveis, depende do que precisa.

Ao contrário do Waze, o Google Maps oferece direções para andar a pé e de bicicleta, críticas de locais ou empresas e várias pequenas funcionalidades úteis. O Google Maps tem vindo a adicionar lentamente alguns dos dados de crowdsourcing do Waze aos seus mapas e, ocasionalmente, recebe alertas de radares de trânsito e afins. No entanto, são inconsistentes, raramente precisos e, normalmente, desatualizados.

O Google Maps brilha em várias áreas e continuo a utilizá-lo com alguma frequência. Mas se estivermos a falar de navegação para uma viagem de carro e tiver de escolher entre o Google Maps e o Waze, escolho o Waze sem qualquer dúvida. O Waze oferece informações precisas de forma consistente e tem condições de trânsito ativas e relatórios policiais atualizados ao minuto, ao contrário de tudo o que existe.

Mas lembre-se de que o Waze depende de outros utilizadores na rua, por isso, se estiver num local remoto sem muitas pessoas, provavelmente não terá grandes vantagens. Mas quando o faz, funciona às mil maravilhas, e isso é inestimável.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados