Isto vai resolver todos os problemas da máquina de lavar!

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos mais essenciais em casa. Mas apesar de terem tornado as nossas vidas mais cómodas, não estão livres de problemas que nos podem dar muitas dores de cabeça. Imagine uma máquina de lavar barulhenta ou a pingar quando está com pressa. Dito isto, vamos dizer-lhe como resolver os principais problemas da sua máquina de lavar roupa!

Isto vai resolver todos os problemas da máquina de lavar!

A máquina de lavar roupa é muito barulhenta

A vibração de uma máquina de lavar a funcionar pode ser irritante, mas se o som for mais alto do que o habitual, pode haver um problema que precisa de ser resolvido imediatamente. As causas mais comuns são objetos como moedas dos bolsos da roupa que saltam à volta do tambor interior durante uma lavagem. Por vezes, estes objetos podem cair no filtro do tambor, que é muito mais fácil de remover, ou podem ficar presos na câmara interior, fazendo barulho a cada ciclo e produzindo um ruído ensurdecedor. Se o som não for proveniente de objetos presos na câmara, pode ser causado por danos graves no tambor ou no motor.

máquina de lavar erros com as toalhas, máquina de lavar como nova, problemas da máquina de lavar roupa

A melhor forma de evitar este problema é verificar cuidadosamente se a sua roupa não tem objectos antes de a colocar na máquina de lavar. A outra forma de remover objectos da câmara interna é verificando o filtro ou a mangueira após um ciclo. Se algum objeto estiver preso, retire-o antes de colocar a máquina para o ciclo seguinte.

Caso o objeto esteja preso na câmara interior, tem de esperar que caia no filtro ou que o ciclo termine. Se o som não for causado por um objeto preso, recomendamos que peça ajuda a um profissional para identificar se existe uma peça defeituosa nos componentes internos da máquina.

Não está a girar ou não centrifuga

A sobrecarga da sua máquina de lavar roupa pode frequentemente afetar a centrifugação do tambor. Por vezes, a adição de demasiada quantidade pode fazer com que a máquina deixe de girar. A outra razão pode ser um bloqueio no tubo de saída. Isto pode cortar o fluxo de água de e para a máquina, fazendo com que a centrifugação pare.

Se a sobrecarga ou o bloqueio não forem a razão pela qual o tambor não gira, pode ser uma avaria na placa de controlo ou no motor.

parar de utilizar a máquina de lavar, não pode ir à maquina de lavar, louça na máquina, problemas da máquina de lavar roupa
Washing machine drum with clean water flow and splashes. Laundry, washing powder concept. High quality photo

Tente retirar algumas peças de roupa da sua máquina de lavar para ver se ela começa a girar novamente. Pode verificar se o tubo de entrada e saída não está a bloquear o abastecimento de água ou a drenagem. Se estas duas situações não estiverem a afetar a centrifugação, chame um técnico para reparar ou substituir o motor ou a placa de controlo.

Maus cheiros

A lavagem de roupa suja pode provocar a acumulação de bactérias e sujidade no interior da máquina de lavar, criando maus cheiros. Isto acontece quando a lavagem a frio é utilizada frequentemente. Além disso, os resíduos da sua roupa podem entupir o filtro e causar acumulação de sujidade.

Tente lavar a quente de vez em quando para evitar o crescimento de bactérias. Verifique os filtros após cada ciclo para evitar o entupimento. Pode manter a porta da máquina de lavar aberta quando não estiver a ser utilizada para permitir a saída da humidade. Nunca deixe a roupa lá dentro quando o ciclo estiver concluído. Se estes truques falharem, experimente efetuar um ciclo com água, bicarbonato de sódio e vinagre na regulação de calor mais elevada. Isto é seguro para a sua máquina de lavar e é eficaz contra a sujidade e as bactérias.

Máquina mexe-se devido à vibração

As máquinas de lavar roupa vibram durante um ciclo de lavagem, o que é normal. Se a vibração for tão intensa que faz com que a sua máquina de lavar se mova, pode haver várias razões. A mais comum é o nível da superfície. A sua máquina de lavar roupa pode estar assente numa superfície irregular e não estar devidamente equilibrada. A outra razão pode ser amortecedores gastos ou soltos.

lixívia, custa máquina de lavar, lavar roupa de cama, secar a roupa sem secadora, máquina de lavar deixa nódoas, problemas na máquina de lavar

Tente deslocar a sua máquina de lavar roupa para um local onde o chão seja plano, para que fique devidamente equilibrada, e verifique se a sua máquina de lavar roupa tem pernas ajustáveis, uma vez que pode facilmente ajustá-las para ficarem alinhadas com a superfície. Se a superfície não for o motivo, procure a ajuda de um técnico para resolver o problema com os amortecedores, substituindo-os ou fixando-os ao chassis da máquina.

Fuga de água

Este é possivelmente o problema mais comum numa máquina de lavar roupa. As razões prováveis podem ser uma ligação da mangueira de água solta, um vedante da mangueira gasto ou uma mangueira de drenagem com problemas. Com o tempo e a rápida vibração da máquina de lavar a cada ciclo de lavagem, estes componentes internos desgastam-se ou soltam-se facilmente.

Para reparar uma ligação da mangueira de abastecimento de água, aumente o espaço entre a máquina de lavar e a parede. Agora verifique a ligação e aperte-a mais. Se o problema persistir, substitua os vedantes da mangueira que impedem a saída de água da câmara.

Máquina não enche de água

Por vezes, as máquinas de lavar fazem um zumbido mas não se enchem de água. A razão provável pode ser uma mangueira de abastecimento de água entupida. O entupimento das torneiras ou do filtro também pode causar o problema.

Simplesmente remova o bloqueio na mangueira para libertar o fornecimento de água. Se isso não funcionar, verifique se as torneiras estão entupidas.

Máquina de lavar roupa não está a drenar

Culpe o sistema de drenagem que ficou entupido com a acumulação de sabão, fios, moedas e até tecidos deixados na sua roupa. Para além do sistema de drenagem que inclui um filtro e uma mangueira, existe normalmente outra mangueira de drenagem na parte de trás da máquina de lavar onde ocorre a maior parte dos entupimentos.

Verifique o filtro no interior da câmara para limpar os depósitos. Se a água não escoar, poderá ter de a escoar manualmente para examinar as mangueiras de drenagem. Retire a máquina de lavar da parede para limpar o entupimento da mangueira de drenagem. A outra mangueira de drenagem também é amovível e pode ser facilmente limpa. Se o problema não for resolvido, poderá haver danos internos graves que necessitam de ajuda especializada.

Porta não abre

A porta da máquina de lavar pode ficar presa enquanto a água enche. Pode não abrir mesmo depois de a água estar completamente cheia no compartimento ou quando o ciclo de lavagem tiver terminado. A razão pode ser um filtro entupido ou o sobreaquecimento da máquina de lavar devido a um funcionamento demasiado prolongado. Também pode haver problemas com componentes internos, como a placa de controlo ou o interruptor da porta.

Color clothes in washing machine. inside view

Mude para um ciclo de lavagem diferente para que a sua máquina de lavar drene a água e tente abrir a porta. Verifique se há algum bloqueio no filtro e faça-o funcionar normalmente. Por vezes, a máquina de lavar sobreaquece devido a sobrecarga ou a lavagens repetidas. Durante este período, pode-se ligar, mas o sensor não permite que a porta se abra. Deixe a sua máquina de lavar arrefecer para que possa funcionar normalmente.

Não liga

Entretanto não entre em pânico se a sua máquina de lavar roupa parar durante o ciclo de lavagem ou se se recusar a ligar. O problema pode ser a fonte de alimentação. Verifique a ficha. Se as luzes não estiverem acesas enquanto a máquina se recusa a funcionar, a tomada pode ser a culpada.

Agora já sabe como lidar com os problemas da máquina de lavar roupa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados