Atenção: vale a pena reparar uma máquina de lavar roupa?

Por muito que os fabricantes não o queiram admitir a verdade é esta. Já não se fazem  eletrodomésticos para durar! E isto é transversal a todos os equipamentos. Claro que nuns a situação não é tão preocupante porque são mais baratos. No entanto, noutros, pode ser um problema. No caso das máquinas de lavar é algo que dá que pensar. Não são nada baratas, especialmente se forem boas. É por isso que quando começam a falhar, tem de tomar sempre uma difícil decisão. Deve pagar para mandar reparar ou comprar uma máquina de lavar nova?

Atenção: vale a pena reparar uma máquina de lavar roupa?

Qual é a vida média?

Uma máquina de lavar roupa pode durar até 10 a 13 anos, dependendo da utilização. Algumas marcas oferecem-lhe máquinas de lavar com uma vida útil ainda mais longa. Mas isso dependerá sempre da utilização e dos cuidados a ter, não sendo possível saber ao certo qual o intervalo de tempo a esperar.

Vale a pena reparar uma máquina de lavar roupa?

Pequenas reparações de válvulas, mangueiras, filtros, dispensadores ou mesmo a reparação de uma placa de controlo é uma decisão sensata. No entanto, as grandes reparações, como a reparação da transmissão, do motor ou da cuba, podem ser bastante dispendiosas, pelo que investir numa máquina de lavar nova é a melhor opção.

Lembre-se de pesquisar sempre o preço de uma máquina nova e quanto custa reparar a antiga. Em alguns casos, se os preços forem muito próximos, pode valer a pena comprar uma máquina nova pelas novas funcionalidades e pela garantia.

Qual é a avaria mais comum?

Problemas como zumbidos altos ou fugas são comuns na maioria das máquinas de lavar após um período de utilização.

Uma máquina de lavar roupa não é uma despesa, mas um investimento para um estilo de vida melhor. Vale cada cêntimo se puder escolher uma que satisfaça as suas necessidades. Se está a braços com uma máquina de lavar antiga que precisa de reparações frequentes, é altura de a substituir por uma nova com características mais avançadas e maior eficiência.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados