Triste por não conseguir uma placa gráfica? É melhor assim!

Como deve saber, comprar uma placa gráfica não tem sido uma missão fácil para ninguém, visto que os modelos mais desejados estão 300% mais caros, ou simplesmente não existem em stock. Além disto, até os modelos de gama mais baixa estão extremamente mais caros, como é o exemplo da GTX 1650 ou GTX 1660, que andam muito perto dos 500€, o preço ‘base’ da RTX 3070.

No entanto, estas dificuldades podem na verdade ser uma bênção disfarçada! Afinal de contas, segundo novas informações, tanto a NVIDIA como a AMD têm coisas muito interessantes em desenvolvimento para o mercado gráfico.

Ou seja, se por acaso gostou do ‘boost’ de performance da atual gama de placas gráficas, vai adorar o próximo salto!



Triste por não conseguir uma placa gráfica? É melhor assim!

uma placa gráfica.

Portanto, o ‘leaker’ Kopite7Kimi, que pouco ou nada falha quando o assunto é AMD, NVIDIA ou Intel, veio agora a público dizer que a nova geração de placas gráficas vai oferecer um aumento de performance de dois dígitos.

Claro que estas placas ainda estão longe de ser uma realidade no mercado, visto que tanto a NVIDIA como a AMD estão a planear o lançamento apenas para 2022. Mas como a crise de produção não tem meio de terminar, talvez não conseguir comprar uma placa gráfica agora seja uma mesmo uma bênção.

Visto que pode acabar por comprar uma unidade de nova geração, com mais performance, e com um preço justo, claro está.

Afinal de contas, a crise de produção vai terminar eventualmente, e ao que tudo indica, o mining com placas gráficas também tem os dias contados. O que vai obviamente mudar bastante o mercado. Mas vamos aos detalhes!

A próxima geração de placas vai ser baseada em processos de 5nm, tanto do lado da AMD (TSMC) como da NVIDIA (Samsung). Com a possibilidade de chegar-mos aos 100 TFLOPs nos chips mais poderosos. O que significa isto em performance propriamente dita? A arquitetura NVIDIA Ada Lovelace poderá significar um aumento de 220x, isto enquanto a arquitetura RDNA 3 poderá significar um aumento de 250%. No entanto, tudo isto também vai significar um aumento tremendo no consumo de energia. (Atenção! Isto não significa que vamos ter um aumento de 2 ou 3 vezes nos jogos! Calma com os cavalos!)

Entretanto, segundo o que tem vindo a público, é possível que a AMD ultrapasse a grande rival na próxima geração. O que faz algum sentido, visto que a NVIDIA parece estar mais focada na transição para um design MCM, que deverá dar um ar de sua graça na geração posterior.

Curiosamente, os novos GPUs vão ser tão rápidos, que a atual memória GDDR6X não vai ser suficiente. Por isso, é provável que exista um regresso à famosa memória HBM, ou então, um novo tipo de GDDR. Além disto, as duas fabricantes vão obviamente apostar mais em tecnologia de GPU cache como é o Infinity Fabric da AMD, para tentar compensar a falta de largura de banda.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também