O mining de moedas com placas gráficas vai acabar! Entenda.

spot_img
spot_img

O mining está a fazer uma grande mossa no mundo do PC Gaming, afinal de contas, não há placa gráficas nas gamas mais altas, e até as mais baratas GTX 1650 estão agora a custar qualquer coisa como 500€ por unidade. Para ter noção, este deveria ser o preço da excelente RTX 3070!

Obviamente que nem tudo é culpa do mining, visto que a crise de produção de microprocessadores também fez das suas. No entanto, é inegável que o mining é quem tem mais culpas no cartório. Afinal de contas, tem alguma dúvida que o mercado iria voltar rapidamente a algum tipo de normalidade, caso as moedas realmente tivessem um ‘crash’ sério?

Mas vamos por partes.



O mining de moedas com placas gráficas vai acabar! Entenda.

Mining

Portanto, o que está aqui em causa nada tem a ver com o recente ‘crash’ no mundo das criptomoedas, mas sim com o futuro do algoritmo Ethereum. Ou seja, vamos focar-nos na relação entre o mundo do PC gaming e o mining, que está prestes a mudar, para melhor.

Ou seja, como disse neste artigo, o Ethereum está prestes a mudar a sua base. O que significa isto? Vai começar a trabalhar com PoS (Proof of Stake) em vez de PoW (Proof of Work).

Muito resumidamente, atualmente, o Ethereum utiliza o modelo proof of work para gerar moedas e processar transações. Um modelo que precisa de muito poder computacional, tal e qual como a Bitcoin. A grande diferença aqui é que a grande maioria do mining de Bitcoin é feito por ASICs (sistemas pensados apenas e só para o mining), enquanto o Ethereum se baseia no mining via GPUs – placas gráficas.

Dito tudo isto, o Proof-of-Stake irá basicamente anular a necessidade de sistemas computacionais super poderosos, o que claro está, significa que irá deixar de ser necessário contar com placas gráficas de gama alta na rede que dá vida a todo o algoritmo. Por sua vez, isto significa que a procura por placas gráficas irá baixar muito significativamente, e muito provavelmente, também iremos presenciar uma inundação de placas no mercado de segunda mão.

Quando isto irá acontecer?

Segundo Carl Beekhuizen da Ethereum Foundation, o algoritmo vai completar a transição para POS nos próximos meses. O que por sua vez irá trazer várias melhorias para a rede, que já andam a ser teorizadas há anos. Mas o mais importante é mesmo a queda no consumo de energia na rede, que segundo os cálculos, vai finalmente terminar com os gastos equivalentes a países desenvolvidos. Afinal de contas, estamos a falar de uma queda no consumo à volta dos 99.95%!

Curiosamente, o Ethereum anda a ‘tentar’ passar para este conceito há vários anos, especialmente depois da primeira crise das placas gráficas em 2017/2018. Dito isto, apesar de tudo parecer mais ou menos ‘pronto’. Será que faz sentido para a moeda mudar para POS? Quando nunca foi tão popular e valorizada como agora?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

DC não desiste e estes são os próximos filmes nos cinemas!

Apesar de uma ter quase sempre mais sucesso do...

Netflix: esta nova série chega em Abril e vai conquistar!

Apesar de ainda estarmos entre o meio e final...

Chrome para Android tem uma nova função de privacidade

Já está a chegar a mais recente função de...

Galaxy S23 Ultra já caiu para os 1159€! Muito interessante!

Ao contrário daquilo que acontece no mundo dos aparelhos...

Xiaomi: Promoções de Aniversário prestes a começar!

Com o mundo da tecnologia a encarecer a ritmo...