As placas gráficas estão 300% mais caras na Europa!

Os preços das placas gráficas já não impressionam ninguém, quer esta seja da AMD ou da NVIDIA. Mas sabe quanto estamos a pagar acima do preço recomendado pela NVIDIA? 3 vezes mais! Ou seja, 300% acima do valor que supostamente seria o normal.



As placas gráficas estão 300% mais caras na Europa!

rtx

Portanto, as lojas Europeias estão a pedir 3x aquilo que a NVIDIA anunciou como preço para as suas RTX 30. Obviamente que isto não está apenas relacionado com a falta de produção das linhas contratadas pela NVIDIA à Samsung, visto que no fim do ano passado, a gigante das placas gráficas quebrou recordes de envios. Além disso, também não está diretamente relacionado com um aproveitamento claro das lojas de informática Europeias.

No fundo, todas as pequenas partes que dão vida às cadeias de distribuição estão a aproveitar-se da crise, para ganhar dinheirinho do bom, claro está.

Ora veja a subida de preços na Europa durante o ano de 2021:

placas gráficas

- Advertisement -

Sim, os stocks estão fracos, mas estes preços são simplesmente um aproveitamento de toda a situação. Uma tendência que tem vindo a piorar, porque apesar das subidas incríveis no valor de cada placa, os consumidores continuam a comprá-las. (Aqui temos de apontar o dedo ao mundo do mining)

Entretanto, temos um grande exemplo disto mesmo… A NVIDIA GeForce RTX 3080 que já pode ser encontrada a 2999€ em várias lojas!

Uma subida de 317% relativamente ao preço ‘normal’. Entretanto, a menos poderosa mas também muito desejada RTX 3070 subiu cerca de 189% ao longo deste ano.

Curiosamente, a AMD, que tem tido mais problemas de stock, tem uma média de aumento de 200% em toda a sua gama de placas gráficas. A sua placa mais poderosa, a RX 6900 XT ‘Bined’, baseada no GPU Navi 21 XTXH tem algum stock no mercado, mas está tudo acima dos 2000 euros.

Até quando irá isto durar?

A Bitcoin está neste momento a cair a um ritmo ‘agradável’, o que claro está, leva o Ethereum por arrasto. Ainda não é o suficiente para baixar a procura a um nível significativo, mas com os esforços da NVIDIA com técnicas anti-mining, é possível que até ao fim do ano a coisa melhore. (A não ser que estas técnicas sejam ultrapassadas em apenas uma semana, como a última…)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.