Samsung + Google nos smartwatches significa desistência?

Como deve saber, a Google e o mundo dos smartwatches nunca tiveram uma grande relação, com o Wear OS a parecer mais um filho abandonado que uma aposta séria no mundo dos relógios inteligentes. Ainda assim, com a promessa do lançamento de um Pixel Watch, muitos pensaram que iriamos ter um all-in da Google neste espaço, ao apresentar um verdadeiro rival ao Apple Watch! Ao fim ao cabo, os produtos Pixel têm sempre a grande missão de oferecer a experiência real Android.

Mas não, podemos esquecer o Pixel Watch… Porque ao que tudo indica, o all-in da Google vai ser feito com a Samsung e a sua gama de aparelhos Galaxy Watch.



Samsung + Google nos smartwatches significa desistência?

Portanto, naquilo que mais parece um reset ao seu Wear OS, a Google juntou-se à gigante Samsung para finalmente oferecer algo realmente interessante ao mercado.

Como é que isto vai funcionar?

Na teoria é muito simples, vamos ter uma fusão entre o Tizen da Samsung com o Wear OS da Google. Tudo isto para dar origem ao que aparentemente vai ter o nome de “Wear“.

Isto é uma excelente notícia para o mundo Android, que tem assim a garantia de um smartwatch realmente poderoso e fluido. Mas também é um mau sinal para a Google e os seus milhares de projetos que acabam abandonados… É que na verdade, isto é uma desistência da gigante da pesquisa! Que acabou por atirar a toalha ao chão no campo dos smartwatches. Ao fazer novamente ‘outsourcing’.

O que levanta uma questão… Como é que uma gigante como a Google, que é responsável pelo sistema operativo mais popular e utilizado do mundo mobile, é completamente incapaz de criar smartwatches, ou pelo menos um SO decente que dê vida a um ecossistema?

Na minha opinião, o Wear OS nunca foi um sistema operativo mau. Apenas nunca levou a ensaboadela que precisava para evoluir e realmente ser um rival sério no mundo dos relógios inteligentes liderado pela Apple e o seu Apple Watch.

Isto é estranho!

O Wear OS chegou ao mercado há quase 10 anos, primeiramente com o nome de Android Wear. Mas na verdade, nunca existiu um relógio baseado neste software que realmente fosse capaz de chamar a atenção dos consumidores. 

A Google perdeu a capacidade de perceber o que os consumidores realmente querem e precisam? É realmente preciso ir buscar a ajuda da Samsung? Como é que a Gigante Norte Americana é incapaz de se desenrascar sozinha? Tantas perguntas, e tão poucas respostas… Especialmente quando temos em conta todos os investimentos recentes, como a HTC e Fitbit, a primeira uma grande empresa do mundo dos smartphones, e outra, uma gigante dos wearables.

É incrível como com tanto talento nas suas fileiras, e tanto dinheiro nos seus cofres, a Google é perfeitamente incapaz de desenvolver a sua própria plataforma para wearables. Isto mesmo depois de a Qualcomm ter finalmente investido e lançado novos processadores.

Mesmo com a Samsung a bordo, o sucesso não é garantido!

A Samsung não é nenhuma estranha ao Wear OS, visto que os seus primeiros relógios eram baseados neste mesmo sistema operativo. No entanto, a empresa Sul Coreana rapidamente percebeu que a Google não estava a seguir o rumo correto, e abandonou o projeto para se focar no seu Tizen OS.

Agora, a Samsung tem a chance de voltar como uma heroína, e claro, a hipótese de conseguir conquistar todo o mundo Android! Ao oferecer uma gama de smartwatches capaz de comunicar a 100% com o SO mais popular do mercado de smartphones. No entanto, lá pela Samsung ter voltado, nada garante que a Google irá ser capaz de melhorar, e finalmente apresentar um produto fiável, e na verdade, 100% terminado.

O que será que isto vai dar? Temos de esperar para ver. Mas uma coisa é certa, é melhor termos a Samsung a bordo no barco Wear OS, que fora dele.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também