Descubra quanto tempo de vida resta ao seu SSD!

A maioria dos computadores hoje em dia vêm com solid state drives, também conhecidas por SSD. Isto porque são mais rápidas, mais pequenas e mais eficientes do que os discos rígidos (HDDs). No entanto são também mais caros. Mas há outra coisa que as distingue dos discos mais tradicionais. Todos os SSDs têm uma vida útil limitada devido aos ciclos de escrita. Vamos explicar-lhe como descobrir quanto tempo de vida resta ao SSD!

Descubra quanto tempo de vida resta ao seu SSD!

Ao contrário de um HDD, um SSD tem um número limitado de possíveis escritas antes que a unidade passe apenas a modo de leitura. Isto deve-se à forma como o hardware foi desenvolvido. Afinal de contas o aumento de velocidade tem um preço.

- Advertisement -

ssd

Mas a questão é que a maioria dos utilizadores não tem de se preocupar com isto. Na prática são precisos vários anos para ficar sem ciclos de escrita. No entanto é sempre boa ideia estarmos atentos. Assim se está curioso sobre quantos anos ainda restam ao SSD, há formas de estimar isso mesmo.

Em média, um SSD moderno sobrevive até que tenha escrito cerca de 700TB de dados ao longo da sua vida. Alguns podem sobreviver mais tempo, alguns menos. Esta é apenas a média. Com esta informação podemos estiver o tempo de vida restante.

Uma aplicação muito útil

O CrystalDiskInfo é um pequeno programa muito útil que pode usar para estimar o tempo de vida restante do SSD. É muito útil e totalmente grátis.

tempo de vida ssd

Instale e lance o CrystalDiskInfo. Depois olhe para o Status de Saúde. Se disser Saudável (Good), então não tem nada com que se preocupar. No entanto, se disser Cuidado (Caution), significa que o SSD está a degradar-se e deve fazer o back up dos seus ficheiros e substituí-lo antes que seja tarde demais. Se disser Mau (Bad), a vida da SSD acabou, e tem muita sorte se ele ainda não falhou.

Entretanto veja no canto superior direito a linha Total Host Writes (ou pode ser apenas Host Writes dependendo da sua versão). Isto é o número total de dados que já foram escritos nesta unidade.

tempo de vida ssd

Se estiver à volta da marca dos 400TB, por exemplo, então sabe que está a mais de metade do tempo de vida do dispositivo. Entretanto à medida que se aproxima dos 700TB, vai querer pensar em arranjar uma unidade de reserva, por precaução. Mas, sinceramente, ainda deverá durar alguns anos.

A aplicação está disponível para download aqui.

Seja como for uma vez que os SSDs não têm peças móveis, são muito fiáveis. Na verdade, a maioria dos SSDs pode durar mais de cinco anos e alguns podem mesmo ultrapassar os dez.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.