Tem uma coluna inteligente em casa? Então tenha cuidado!

As colunas inteligentes como as Amazon Alexa, Google Home e Apple HomePod são, sem dúvida, muito úteis. No entanto, também levantam algumas questões de privacidade. Por exemplo, como os altifalantes inteligentes usam palavras-chave específicas para funcionar, algumas vezes podem ser ativados acidentalmente se ouvirem algo semelhante às palavras-chave. Dito isto, um grupo de investigadores encontrou mil palavras que podem “acidentalmente” ativar uma coluna inteligente que tenha em casa.

Tem uma coluna inteligente em casa? Então tenha cuidado!

As duas equipas são proveniente da Universidade Ruhr-Universität Bochum da Alemanha e do Instituto Max Planck. Juntas resolveram fazer uma experiência e encontraram quase mil palavras que podem acidentalmente ativar as colunas inteligentes.

coluna inteligente casa

Os investigadores utilizaram dispositivos com assistentes inteligentes como os Alexa, Siri e Google Assistant e outros três exclusivos do mercado chinês. Ligaram-nos e colocaram-nos numa sala, um por um. Nessa mesma sala estava uma TV a reproduzir séries populares como Game of Thrones, House of Cards e Modern Family.

Assim enquanto elas eram mostradas, os investigadores verificavam se as colunas se ativavam ou não. Nesse teste, uma luz LED acendia, sempre que uma coluna começava a funcionar.

Quando o assistente presente num dispositivo é ativado, ele usa o software de análise local para detectar se as palavras ditas intencionalmente a pensar na ativação Ora, se o dispositivo concluir que as palavras foram realmente ditas para acionar o assistente, ele envia uma gravação do clipe para os servidores na cloud para análise posterior.

coluna inteligente casa

Agora, de acordo com os investigadores, os programadores dessas colunas inteligentes adicionaram inúmeras palavras chave que intencionalmente ativam o assistente de voz integrado. Esta ativação é imediata.

Segundo um dos investigadores isto é alarmante porque, por vezes, conversas muito particulares podem acabar nos ouvidos de estranhos. Do ponto de vista da engenharia, no entanto, esta abordagem é bastante compreensível, porque os sistemas só podem ser melhorados usando esses dados. Agora é necessário encontrar um equilíbrio no meio disto tudo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também