As televisões OLED vão baixar de preço já no próximo ano!


Por em

Comprou uma TV Full HD super cara quando estas começaram a chegar ao mercado, mas está farto de ouvir os seus amigos a falar da resolução 4K? Então, está muito provavelmente a contar os trocos para trocar de TV. Entretanto, é provável que já tenha visto os preços de alguns modelos OLED, e ficou extremamente assustado…

É preciso ter calma! Os preços destas televisões estão prestes a descer!

Afinal de contas, um analista da IHS Markit sugeriu nos últimos dias, que várias mudanças nos métodos de produção irão resultar numa queda de preços, a rondar os 15-25%.


OLED TV

Portanto, um novo método de produção utiliza IJP (inkjet-printed panels), o que no fundo é basicamente ‘imprimir’ painéis OLED entre pedaços de vidro. Um método muito mais eficiente, e por isso, bastante mais barato.

Apesar das TVs OLED já terem entrado no mercado há vários anos, o seu preço continua proibitivo, muito graças aos custos de produção!

Em boa verdade, uma redução de 15-25% não parece nada de especial… Aliás, numa boa promoção é bem provável que encontre percentagens mais altas. Ainda assim, tendo em conta os preços atuais, estamos a olhar para uma queda de preço a rondar os 500-1000€.

Todas as fabricantes vão adotar esta técnica de produção!

A primeira empresa a começar a adotar esta nova técnica é a Japonesa JOLED, que é no fundo uma fabricante resultante de uma parceria entre a Sony e Panasonic.



Mas as grandes fabricantes Chinesas estão muito atentas ao que se está a passar, e por isso, estão também prontas a adotar este novo método de produção. Aliás, o diretor de desenvolvimento da TCL, já disse que esta nova técnica está a ser adotada e desenvolvida por todas as grandes fabricantes, graças à sua eficiência e baixo custo de implementação e manutenção.

Para ter noção, este método de produção poderá aumentar a produção destes painéis em 12x, entre 2020 e 2024.

Conclusão

Esta poderá muito bem ser a chance que o OLED precisava para reinar no mercado. Afinal, esta tecnologia ainda não se massificou, devido aos seus elevados custos de produção. Que por sua vez, ainda não permitem criar linhas de produção com a mesma magnitude de uma linha LCD.

Samsung The Wall

Além disto, temos também algumas soluções híbridas a caminho, com a Samsung a trabalhar afincadamente na introdução da tecnologia QD-OLED. Algo que deverá combinar o melhor dos painéis QLED com o melhor dos painéis OLED.

Vamos ter de esperar um pouco mais, mas o futuro parece brilhante, se por acaso quer mudar de TV.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

O ‘novo’ Huawei P30 Pro é uma maneira inteligente de fugir à proibição!

(Review) Huawei Mate 20 Pro: Ainda vale a pena passados tantos meses?

Seguinte