Mate 20 Pro

Foi no dia 16 de Outubro de 2018, que o CEO da Huawei (Richard Yu), subiu ao palco do centro de convenções ExCel em Londres, para lançar aquele que foi para muitos o melhor smartphone do ano… O Huawei Mate 20 Pro! Nós estivemos lá, vimos tudo em primeira mão, e fomos dos primeiros a lançar a análise detalhada do aparelho.

Mas agora que já estamos no verão de 2019, e os olhos começam a olhar para o lançamento do Mate 30 Pro, o que é que o Huawei Mate 20 Pro ainda vale?

Será que ainda é uma boa compra? Ou vale a pena optar pelos novos topos de gama das mais variadas fabricantes? Afinal de contas, no mercado já podemos encontrar o Samsung Galaxy S10, Huawei P30 Pro, OnePlus 7 Pro, e até o Note 10+.

Análise Huawei Mate 20 Pro Review Huawei Mate 20 Pro



Como disse em cima, o Mate 20 Pro foi para mim, o melhor smartphone Android lançado em 2018. E muito daquilo que foi dito na altura da análise, no fim de Outubro, continua ainda a fazer sentido em Setembro de 2019. (Especialmente, agora que a Huawei está encostada à parece, e o smartphone teve uma queda brutal de preço.)

Este smartphone tem quase um ano, mas não se nota!

Ora repare, o processador que equipa o Mate 20 Pro, é o mesmo do P30 Pro, que saiu a custar mais de 1000€ em Março. O design é também bastante similar ao mais recente topo de gama da Huawei.

Similarmente, o ecrã também é OLED com uma resolução muito parecida. E claro, também tem acesso a um sensor de impressão digital no ecrã. Além disso, o sistema de câmeras não fica muito atrás daquilo que o P30 Pro oferece.

Aliás, até a bateria é exatamente a mesma… E de forma bem curiosa, ainda recebe um extra, na forma do sistema de reconhecimento facial 3D

Huawei Mate 20 Pro – Design

É um smartphone que continua a impressionar a nível de estética e atenção ao detalhe! Afinal de contas, já perdi a conta das vezes que me disseram… “Eh pah! O que é isso? Que cor tão bonita, deixa cá ver!

Além disso, posso confirmar que a qualidade de construção é real, visto que a nossa unidade continua ‘como nova’. No entanto, é preciso dizer que a traseira de vidro, continua a ser um autêntico íman de impressões digitais, como é tradição neste tipo de material.

Performance

Como dissemos na análise detalhada, o Huawei Mate 20 Pro, é o primeiro smartphone do mundo Android com um SoC de 7nm, o Kirin 980.

O que por consequência, lhe deu o título de ‘Android mais rápido do mercado’! Isto, até ao lançamento do Galaxy S10, ASUS ZenFone 6 e mais recentemente do ROG Phone 2 e Note 10+.

Contudo, à imagem do que aconteceu com o Huawei Mate 10 e P20 Pro, que tiveram de concorrer contra o Snapdragon 845, a performance não irá ser um problema! Muito graças às otimizações que a Huawei fez e continua a fazer ao aparelho.

Sem mais demora, neste campo, poderá correr qualquer aplicação, qualquer jogo, o que quer que seja, sem medos de ‘soluços’ ou baixa performance.

Câmeras

Análise Huawei Mate 20 Pro Review Huawei Mate 20 Pro

Vivemos num mundo, em que ter uma câmera num smartphone já não é suficiente! (A não ser que estejamos a falar da Google e do seu Pixel). E assim, o Huawei Mate 20 Pro, é um terminal que faz parte de uma longa de lista de smartphones com três câmeras na sua traseira.

Dito isto, é difícil não ficar de boca aberta com as fotos que conseguimos tirar apenas a tirar o telemóvel do bolso… apontar… E capturar uma imagem!

Isto, já para não falar, da lente Ultra Grande Angular, que abre todo um novo mundo de fotografia.

Se já não se lembra, com o Huawei Mate 20 Pro, irá ter ao seu dispor, uma configuração de 40MP + 20MP + 8MP.

Bateria

Este telemóvel, é sem qualquer tipo de dúvida, um campeão da autonomia! Consigo sair de casa em Salvaterra de Magos, fazer uma viagem para Lisboa de ~60KM, com GPS e Spotify ligado, e a percentagem de bateria mal se mexe.

Foi o primeiro telemóvel em que depositei a confiança necessária, para sair de casa sem carregador! E tendo em conta que vivo no Ribatejo, e a minha vida é quase toda em Lisboa… Isto é dizer muito acerca do Mate 20 Pro.

No entanto, tenho de dizer, que o carregamento sem fios inverso, é um autêntico ‘Gimmick’ de tão inútil que é…

Análise Huawei Mate 20 Pro Review Huawei Mate 20 Pro

Posteriormente, dei por mim a pensar, se a adição desta tecnologia, não foi apenas para gozar um pouco com a Apple e o iPhone XS na apresentação. Isto porque, o carregamento não é muito forte, e é preciso deixar numa posição muito específica, senão imediatamente perde a conexão.

Além disto, afinal… Quem é que vai desistir de mexer no telemóvel para dar carga aos amigos? Not me! Carregassem em casa.

Review Huawei Mate 20 Pro – Conclusão

Análise Huawei Mate 20 Pro Review Huawei Mate 20 Pro

Em suma, o Huawei Mate 20 Pro continua a ser uma autêntica ‘besta’ do mundo Android!

Tem uma performance de fazer inveja, um ecrã OLED que apesar de ficar atrás daquilo que o iPhone XS e Galaxy S10 oferecem, tem uma excelente qualidade de imagem, e claro… Tem um sistema fotográfico de fazer inveja.

Portanto, se está interessado em comprar o Mate 20 Pro… Está à espera do que?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Se quiser saber mais acerca do Mate 20 Pro, clique aqui.