Inicio Especiais Será que o Dark Mode poupa assim tanta bateria nos ecrãs OLED?

Será que o Dark Mode poupa assim tanta bateria nos ecrãs OLED?

Será que o Dark Mode poupa assim tanta bateria nos ecrãs OLED? – Nos últimos anos tem existido uma autêntica maluqueira com os ‘Dark Mode’, ou como quem diz, modo escuro, em tudo que é smartphones equipados com ecrãs OLED.

O que no fundo, faz todo o sentido! Afinal de contas, a cor preta neste tipo de ecrãs, equivale a pixeis desligados… E se estão desligados, não estão a gastar bateria! Não é?



Com a disseminação dos temas ‘Dark’, começou a aparecer uma questão na cabeça dos utilizadores e designers. O tema escuro deve ser ‘AMOLED Black’ ou apenas um Cinzento escuro?

o Dark Mode

A nível estético isto é puramente do gosto de cada um. Mas a nível de poupança de bateria, os resultados são extremamente interessantes! É que caso não saiba, o cinzento escuro contínua a significar uma poupança de bateria, e pelos vistos, não é assim tão diferente da poupança da cor preta.

Então… Qual é a diferença de um Modo Escuro completamente preto, e um Modo Escuro cinzento? Primeiramente, temos de perceber como funciona um ecrã OLED.

(Explicação super simples)

Num ecrã OLED (Organic Light-Emitting Diode), cada pixel é responsável pela sua própria luz. Ou seja, cada pixel tem um sub-pixel vermelho, azul e verde (RGB), estes são os OLEDs individuais que emitem a sua respetiva cor consoante o brilho definido. E claro, este brilho depende da voltagem aplicada.

Portanto, todas as cores que o ecrã produz, é uma mistura destes três OLEDs, com brilhos diferentes. E como dissemos em cima, a cor preta é a ausência de cor destas três cores, o que por sua vez, significa que são utilizados 0 volts.

Então, como é que é feito o cinzento escuro?

Curiosamente, o Cinzento, Cinzento Escuro e o Cinzento Claro, são tudo cores que vêm da cor branca. Ou seja, um pixel cinzento é formado a partir de um pixel branco que vê a sua voltagem reduzida.

Claro que além disto temos ainda o gamma, mas não vamos entrar por aqui, pela simplicidade da coisa.

Então, quanta energia consome um pixel cinzento escuro?

o Dark Mode

Vamos utilizar a especificação recomendada para o tema Google Material Dark, com o código #121212, que significa rgb(7%,7%,7%). Pois bem, depois da correção gama (0.07^2.2) temos o valor de 0.3%, o que significa que o tema cinzento escuro da Google gera 0,3% da luminosidade de uma superfície branca pura.

Como dissemos em cima, a luminosidade/brilho de um OLED depende de quanta voltagem está a ser aplicada. Portanto, apenas é necessário 0.3% da cor branca, para renderizar a cor Cinzento Escuro.

0.3% contínua a ser mais que 0%!

Óbvio que sim, mas estamos aqui a falar de um aumento de consumo irrisório, que irá ter um impacto muito pequeno na bateria do nosso aparelho do dia a dia.


Ademais o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

É desta que o Microsoft Edge bate de vez o Google Chrome!

Nem sempre foi assim mas atualmente podemos dizer que o browser é das aplicações mais importantes no Windows. Neste campo há três grandes destaques....

Galaxy Z Fold 3: uma nova S Pen e uma grande novidade no vidro

Já referimos na Leak que a Samsung deve fazer ajustes aos painéis dos smartphones dobráveis. Tudo com o objetivo de que eles suportem a...

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...

Filme “It” é ou não baseado em fatos reais? Sim e não!

Desde que foi lançado em todo o mundo, "It" tem sido considerado por muitos um dos melhores e mais assustadores filmes de terror de...