Será que o Dark Mode poupa assim tanta bateria nos ecrãs OLED?

Será que o Dark Mode poupa assim tanta bateria nos ecrãs OLED? – Nos últimos anos tem existido uma autêntica maluqueira com os ‘Dark Mode’, ou como quem diz, modo escuro, em tudo que é smartphones equipados com ecrãs OLED.

O que no fundo, faz todo o sentido! Afinal de contas, a cor preta neste tipo de ecrãs, equivale a pixeis desligados… E se estão desligados, não estão a gastar bateria! Não é?



Com a disseminação dos temas ‘Dark’, começou a aparecer uma questão na cabeça dos utilizadores e designers. O tema escuro deve ser ‘AMOLED Black’ ou apenas um Cinzento escuro?

o Dark Mode

A nível estético isto é puramente do gosto de cada um. Mas a nível de poupança de bateria, os resultados são extremamente interessantes! É que caso não saiba, o cinzento escuro contínua a significar uma poupança de bateria, e pelos vistos, não é assim tão diferente da poupança da cor preta.

Então… Qual é a diferença de um Modo Escuro completamente preto, e um Modo Escuro cinzento? Primeiramente, temos de perceber como funciona um ecrã OLED.

(Explicação super simples)

Num ecrã OLED (Organic Light-Emitting Diode), cada pixel é responsável pela sua própria luz. Ou seja, cada pixel tem um sub-pixel vermelho, azul e verde (RGB), estes são os OLEDs individuais que emitem a sua respetiva cor consoante o brilho definido. E claro, este brilho depende da voltagem aplicada.

Portanto, todas as cores que o ecrã produz, é uma mistura destes três OLEDs, com brilhos diferentes. E como dissemos em cima, a cor preta é a ausência de cor destas três cores, o que por sua vez, significa que são utilizados 0 volts.

Então, como é que é feito o cinzento escuro?

Curiosamente, o Cinzento, Cinzento Escuro e o Cinzento Claro, são tudo cores que vêm da cor branca. Ou seja, um pixel cinzento é formado a partir de um pixel branco que vê a sua voltagem reduzida.

Claro que além disto temos ainda o gamma, mas não vamos entrar por aqui, pela simplicidade da coisa.

Então, quanta energia consome um pixel cinzento escuro?

o Dark Mode

Vamos utilizar a especificação recomendada para o tema Google Material Dark, com o código #121212, que significa rgb(7%,7%,7%). Pois bem, depois da correção gama (0.07^2.2) temos o valor de 0.3%, o que significa que o tema cinzento escuro da Google gera 0,3% da luminosidade de uma superfície branca pura.

Como dissemos em cima, a luminosidade/brilho de um OLED depende de quanta voltagem está a ser aplicada. Portanto, apenas é necessário 0.3% da cor branca, para renderizar a cor Cinzento Escuro.

0.3% contínua a ser mais que 0%!

Óbvio que sim, mas estamos aqui a falar de um aumento de consumo irrisório, que irá ter um impacto muito pequeno na bateria do nosso aparelho do dia a dia.


Ademais o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

i9-12900K bateu um Ryzen Threadripper no seu melhor benchmark!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 está mesmo prestes a chegar às prateleiras! De forma a acompanhar o lançamento...

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!