Facebook – Inteligência Artificial analisa e cataloga todas as suas fotos

Os problemas no Facebook e restantes redes sociais pertencentes à mesma empresa, revelaram a maneira como a gigante azul analisa e cataloga todas as fotos que carrega para as suas contas.

Sim, leu bem… Todas as fotos que mete no Facebook são analisadas pelos servidores da rede social!

Portanto, como deve saber e provavelmente deve ter experiênciado, na passada quarta feira, o Facebook teve vários problemas no fornecimento do serviço. O que resultou em fotos incapazes de serem carregadas.



No entanto, no espaço em que a foto deveria aparecer, era possível ler uma breve descrição do que podíamos lá encontrar… Tudo descrito pela Inteligência Artificial da rede!

Claro que isto não é segredo nenhum! Afinal de contas, o Facebook é uma empresa que encoraja os seus utilizadores a ‘taggar’ os amigos, e utiliza reconhecimento facial sempre que pode.

Em suma, estas funcionalidades não podem funcionar, se existirem computadores a ler a reconhecer o que se passa em imagem carregada na rede social. Além disso, é algo que no fundo é uma prática comum em grandes empresas tecnológicas.

Facebook Libra

Ainda assim… Como estamos a falar do Facebook, aparece logo uma questão… Será que estas imagens estão a alimentar a gigantesca máquina que é o serviço publicitário da empresa? Será que a ideia é perceber o que os utilizadores querem, com este tipo de processamento IA?

Antes que pergunte, isto não é um serviço opcional! Se quer utilizar a rede social, e quer carregar fotos para a sua conta ou páginas, tudo irá passar pelo algoritmo de identificação do Facebook. O que poderá fazer, é prevenir que a rede social utilize reconhecimento facial para o reconhecer de forma automática.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário