Steam quer seguir o exemplo da Google Stadia! Teste já!

Steam

Os serviços de streaming são sem dúvida a “next big thing” no mundo dos jogos. É exatamente por isso que muitas empresas começam a apostar cada vez mais neste novo conceito. A Steam não quer perder o barco e como tal resolveu reformular o serviço “In-Home Streaming”, que permite a transmissão de jogos a partir do PC principal para outros dispositivos na sua casa. É pelo menos uma forma de seguir o exemplo da Google Stadia.

Steam quer seguir o exemplo da Google Stadia! Teste já!

O “novo” serviço chama-se “Steam Remote Play” e está “experimentalmente” disponível para o público em geral a partir de hoje. Logo à partida existe uma diferença. Até aqui estávamos limitados ao streaming de jogos do PC para outros dispositivos na mesma casa, que é como quem diz, na mesma rede. Agora essa restrição foi levantada.

da Google Stadia

Como revela a Valve, os clientes Steam podem agora transmitir jogos entre si “onde quer que estejam”. No entanto é sempre necessária uma ligação de rede decente em ambos os lados. Quanto a isto a empresa não forneceu detalhes específicos. Para além disso convém que esteja razoavelmente “próxima” de um Datacenter do Steam. No entanto, mesmo com estas pequenas restrições em mente, esta é uma atualização muito interessante para quem tem necessidade de viajar ou estar fora de casa com frequência.

No entato e apesar das semelhanças, o Steam Remote Play não é a mesma coisa que o serviço de jogos na cloud da Google, o Stadia. É que neste caso o sistema principal que está a correr o jogo e o dispositivo para onde será feita a transmissão têm de estar ligados e emparelhados. Para além disso, cada pessoa só pode jogar os títulos que possui e instalou no computador principal. Ou seja, não estamos a jogar os títulos que estão presentes no servidor da Valve.

Para experimentar o Remote Play, tudo o que necessita de fazer é aceder à sua conta Steam a partir de um computador “não principal”. Aí abra o menu de configurações “Remote Play”. Aí terá a opção de adicionar e emparelhar o dispositivo com a sua máquina principal. Há também “Opções do cliente” que permitem ajustar diversos aspectos como resolução e qualidade de áudio.