Sistemas ‘Start-Stop’, nem sempre funcionam? Mas porquê!?

O sistema, de start/stop, existe com o grande propósito de fazer baixar os consumos de combustível do seu veículo! Contudo, muitos condutores sentem que o sistema tende a funcionar menos vezes que o normal, desligando o motor, apenas em algumas paragens.

Dito isto, se utiliza este sistema e já sentiu um destes casos, saiba que o seu veiculo provavelmente está a funcionar corretamente!

Afinal de contas, a maior parte das vezes não existe “falha” no sistema start-stop… Mas sim, a falta de condições necessárias para o funcionamento deste!

Saiba, que existem diferenças de como este sistema funciona, entre veículos de transmissão manual e transmissão automática. Ademais, cada marca de automóveis, opta por funcionamentos diferentes, pelo que deverá ver o manual do automóvel.



Assim, antes de mais nada, aconselhamos que se o problema persistir por muito tempo, a melhor recomendação possível, é ir a uma oficina tratar do assunto, ou aconselhar-se junto do concessionário.

Quais são as causas, mais comuns para as falhas no sistema Start-Stop?

Provavelmente, até sabe algumas, mas não todas!

Assim sendo, as causas comuns, para a falha deste sistema podem incluir, falta das condições de segurança necessárias como a colocação do sinto de segurança dentro do carro.

Contudo existem outras causas, e a mais comum de todas é a temperatura exterior.

Já notou, que a temperatura durante o dia em algumas zonas, está sempre acima dos 30ºC? Pois… O seu veiculo também sabe disto! Por isso, para proteger o motor contra o sobre-aquecimento, muitos veículos estão programados para desligar o sistema de start/stop. Visto que, quando o motor pára, a bomba de água responsável pelo arrefecimento também pára.

Outra das causas, é a temperatura da bateria e a carga da mesma.

Aqui os fatores a ter em conta, são o consumo eléctrico do carro, como ter o ar condicionado ligado, o smartphone ou equipamento electrónicos a carregar ou até as luzes.

Estas, são as causas mais comuns, mas o melhor é certificar, se o seu veiculo tem algumas condições extra às referidas neste artigo, poderá saber tudo isso no seu manual de proprietário.



Start-Stop

O sistema continua a falhar, mesmo que não aconteça nada do que foi referido em cima? Então o problema poderá ser mais grave!

Nesta situação, a recomendação mais aconselhável, é desligar manualmente o sistema e dirigir-se a uma oficina.

Dito tudo isto, existem muitos condutores que apesar de saberem a poupança que este sistema oferece, tendem, a desligar o mesmo. Isto, para poupar o desgaste extra nas peças, como o motor de arranque.

Contudo, nestes casos as peças costumam ser, muito mais reforçadas que o normal.

Em suma, se notou que no seu veiculo, o sistema de start/stop tende a ser inconstante. Experimente ver se o mesmo funciona à noite quando a temperatura exterior encontrar-se inferior a 30ºC. Poderá ter o seu “problema” resolvido.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.