SSDs vão receber novo tipo de chips. Mas vão ficar mais lentos

A Western Digital parce estar pronta a levar para o mercado um novo tipo de memória NAND, a Penta Layer Cell (PLC). Aliás, a empresa já tinha anunciado o seu desenvolvimento em 2019, na mesma altura que a Toshiba (agora Kioxia) também anunciou o início das hostilidades.

Mas tem noção das vantagens e desvantagens deste tipo de memória?

SSDs vão ser baseados num novo tipo de memória NAND! Mas as desvantagens são aparentes.

SSDs lentos

Portanto, tivemos agora acesso a mais novidades acerca da tecnologia, e pelos vistos, a ideia é começar a lançar os primeiros produtos com 5 bits de informação por célula (Penta Layer Cell – PLC) antes de 2025.

No entanto, ao contrário da adoção da TLC e QLC, é esperado que adoção do mercado seja um pouco mais lenta com a PLC.

Ou seja, a tecnologia PCL é na verdade apenas um aumento de densidade nos chips de memória NAND Flash. Assim, vamos começar a ter 5 bits de informação em cada célula, o que claro está, aumenta a capacidade de armazenamento de informação, no mesmo espaço físico. Neste caso, mais 25%. Contudo, isto também traz algumas desvantagens. Afinal de contas, quanto maior for a densidade destes chips de memória, menor é a durabilidade e velocidade de leitura/escrita.

É exatamente por isto que a grande maioria dos utilizadores não morre de amores pelos SSDs QLC. Que apesar de mais baratos, e de oferecem muito armazenamento, oferecem velocidades muito aquém daquilo que deveríamos esperado do mundo dos SSDs. Além disto, não é esperado que a memória PLC leve o mundo dos SSDs ao mesmo nível de armazenamento puro e duro dos tradicionais discos rígidos HDD, que curiosamente, continuam a ser alvo de muito desenvolvimento, devido ao seu custo por Gb muito mais reduzido.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também