Como deve saber, temos uma nova moeda virtual a fazer das suas no mundo dos PCs! Estamos a falar da Chia Coin, que depende do mining a partir de discos rígidos, em vez de placas gráficas como o Ethereum.
É uma nova tendência que parece ter levado a Europa à loucura. Afinal, a procura por HDDs disparou, o que claro está, prontamente deu cabo de stocks e levou a aumento de preços.
Aliás, a procura é tanta, que a Seagate e Western Digital já decidiram aumentar a sua produção.
Os HDDs estão de volta, e pelos vistos, em força!
Portanto, caso não saiba, o mining de Chia funciona através do modelo ‘Proof of Space and Time’ em vez do tradicional “proof of work” que moedas como a Bitcoin e Ethereum utilizam. Desta forma, os miners podem aproveitar o espaço vazio do armazenamento dos seus computadores, para ganhar algumas moedas. E quem sabe, no futuro, fazer dinheiro a sério.
Isto levou a que algumas fabricantes aumentassem as vendas em 500%, ao mesmo tempo que também levou a mudanças profundas na maneira como as garantias funcionam. Afinal de contas, o mining de Chia arruína uma drive de 500GB em apenas 40 dias de utilização.
Entretanto, para ter noção do crescimento deste mercado, foram vendidos 240% mais HDDs de 10TB, e no mundo das NAS, o mercado cresceu 167% relativamente ao ano passado. Aliás, até as drives pensadas para o mundo da vigilância e segurança estão a ser vendidas que nem pãezinhos quentes.
Como é óbvio, da mesma maneira que a procura por placas gráficas fez com que as fabricantes e parceiras mudassem os seus prognósticos de lucratividade para 2021, a Seagate e Western Digital estão a fazer exatamente o mesmo. Ainda assim, ambas as empresas estão na dúvida se devem investir forte e feio num aumento de produção. Afinal, quem sabe até quando esta tendência irá durar?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!