Os HDDs estão de volta, e pelos vistos, em força!

Como deve saber, temos uma nova moeda virtual a fazer das suas no mundo dos PCs! Estamos a falar da Chia Coin, que depende do mining a partir de discos rígidos, em vez de placas gráficas como o Ethereum.

É uma nova tendência que parece ter levado a Europa à loucura. Afinal, a procura por HDDs disparou, o que claro está, prontamente deu cabo de stocks e levou a aumento de preços.

Aliás, a procura é tanta, que a Seagate e Western Digital já decidiram aumentar a sua produção.

Os HDDs estão de volta, e pelos vistos, em força!

hdds estão

Portanto, caso não saiba, o mining de Chia funciona através do modelo ‘Proof of Space and Time’ em vez do tradicional “proof of work” que moedas como a Bitcoin e Ethereum utilizam. Desta forma, os miners podem aproveitar o espaço vazio do armazenamento dos seus computadores, para ganhar algumas moedas. E quem sabe, no futuro, fazer dinheiro a sério.

Isto levou a que algumas fabricantes aumentassem as vendas em 500%, ao mesmo tempo que também levou a mudanças profundas na maneira como as garantias funcionam. Afinal de contas, o mining de Chia arruína uma drive de 500GB em apenas 40 dias de utilização.

Entretanto, para ter noção do crescimento deste mercado, foram vendidos 240% mais HDDs de 10TB, e no mundo das NAS, o mercado cresceu 167% relativamente ao ano passado. Aliás, até as drives pensadas para o mundo da vigilância e segurança estão a ser vendidas que nem pãezinhos quentes.

Como é óbvio, da mesma maneira que a procura por placas gráficas fez com que as fabricantes e parceiras mudassem os seus prognósticos de lucratividade para 2021, a Seagate e Western Digital estão a fazer exatamente o mesmo. Ainda assim, ambas as empresas estão na dúvida se devem investir forte e feio num aumento de produção. Afinal, quem sabe até quando esta tendência irá durar?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também